QUERO SER UM MAÇOM

Inicialmente, entenda que a Maçonaria organiza-se na forma de uma Associação de direito privado e como tal é regida pelas leis de nosso País, sendo que os seus associados devem obediência, ainda, aos seus estatutos e regulamentos.

Sendo assim, não podemos dizer que a Maçonaria é uma entidade secreta, uma vez que seus atos devem ser devidamente registrados nos cartórios de registro público.

Mas a Maçonaria é uma associação discreta!

A Maçonaria não é um clube social, onde você pode comprar o seu ingresso de admissão. O ingresso de associados só é possível através da indicação, ou convite, de outro Maçom. E o candidato deve, ainda, ser submetido ao devido processo de avaliação, aprovação e, finalmente, iniciação.

Portanto, não dê crédito a supostos anúncios publicados em jornais, revistas, ou mesmo páginas na Internet, que prometem o “seu ingresso na Maçonaria”.

Ultrapassada essa questão inicial, tenha em mente que eventual convite para o seu ingresso na nossa Ordem será feito por um Maçom, que identifique em você algumas características fundamentais, ou que perceba em você a simpatia por certos princípios e valores, dentre os seguintes aspectos:

Aspectos legais e econômicos

  • Você precisa ter mais de 21 anos;
  • Você deve exercer alguma atividade econômica lícita;
  • Você deve ser capaz de prover pelo seu sustento e de sua família;
  • Você precisa da concordância da sua companheira, caso seja casado ou viva em união estável;
  • Você deve ter residência e domicílio fixos, na cidade onde pretende ser iniciado Maçom.

Aspectos doutrinários

  • Você precisa crer em Deus, como força criadora de todas as coisas, não importando a sua religião;
  • Você deve saber diferenciar a virtude do vício, agindo sempre em consonância com aquela;
  • Você deve estar disposto ao estudo filosófico e doutrinário de nossa Ordem;
  • Você deve estar disposto a agir sempre pelo engrandecimento da Pátria e da humanidade;

Portanto, mantenha sua reputação ilibada, agindo sempre dentro de princípios éticos universais, trabalhando pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Assim você estará pronto para fazer parte de nossa instituição e o convite lhe será feito em algum momento!

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/03/2024 00:27