HISTÓRIA

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso tem como sua data oficial de fundação o dia 12 de outubro de 1972, na ocasião ainda subordinado ao Grande Oriente do Brasil.


Todavia, como nos ensina o Ir.·. Antônio Horácio:

 

“Considerando que por força da Constituição e do Regulamento Geral da da Ordem do Grande Oriente do Brasil a criação de um novo Grande Oriente estadual era tecnicamente um ato complexo, tem-se que a partir da expedição do Decreto n. 2.338, de 3 de agosto de 1972, foram iniciados de forma cabal, irretorquível e célere os trabalhos para a instalação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso sob a administração do seu futuro Grão-mestre Nilson Constantino, surgindo definitivamente em 12 de outubro de 1972 mais uma nova estrela na constelação maçônica brasileira”.
 

 

Ainda na lição de Antônio Horácio:

 

“Não custa deixar bem observado que da ideia inicial da criação até a chegada de tão decisivo momento já havia passado dois anos de grandes esforços e trabalhos, transcorridos com a necessidade de criação das duas novas Lojas (Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia do Ocidente e Augusta e Respeitável Loja Simbólica Conquista e Integração) e a realização de duas reuniões anteriores à sessão especial preparatória da criação (ocorridas em 5 e 19 de junho de 1971) e ainda uma terceira e última reunião (ocorrida em 25 de março de 1972) onde se buscou a efetiva instalação”.

 

 

(Silva Neto, Antônio Horácio da. Grande Oriente do Estado de Mato Grosso: 1972-2012: 40 Anos de História. Cuiabá:KCM Editora, 2012, página 145)