O QUE É MAÇONARIA?

GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Conferência Mundial de Grandes Lojas Maçônicas Regulares

Confederação Maçônica Interamericana

Confederação Maçônica do Brasil

 

 

APRESENTAÇÃO

Este opúsculo condensa, em termos simples e de fácil entendimento, as linhas mestras do que significa a Maçonaria na atualidade, esclarecendo dúvidas frequentes sobre as atividades da Instituição.

Aqui foram apresentados os princípios maçônicos mais importantes e explicitadas as principais características da Ordem Maçônica, especialmente para a melhor compreensão do público leigo e dos candidatos à iniciação.

Esperamos que esta publicação possa atingir ao seu objetivo principal e lançar luzes àqueles que pretendem conhecer melhor o universo maçônico na pretensão eventual de se tornar um maçom regular.

 

1 - O que é a Maçonaria?

A Maçonaria é uma Instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, que visa desenvolver o ser humano em todas as suas potencialidades, sobretudo do ponto de vista ético e moral.

2-  Porque é Filosófica?

É filosófica porque em seus atos e cerimônias trata da essência, das propriedades e efeitos das causas naturais.

Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura, para além de atribuir a cada simbolismo um significado filosófico próprio.

3-  Porque é Filantrópica?

É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, mas, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de raça, gênero, cor, etnia, nacionalidade, religião, origem social ou orientação sexual.

Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual, do estudo, da autocrítica e pela tranquilidade da consciência.

4-  Porque é Progressista?

É progressista porque parte do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito, não se ligando a dogmas ou superstições.

A maçonaria também não coloca nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos pela busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base nas ciências.

5-  Quais são os seus princípios?

A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, etnias ou nações; a igualdade de direitos e obrigações das pessoas ou grupos de pessoas, sem distinguir a sua religião, raça, etnia, nacionalidade, condição social ou orientação sexual; e a fraternidade de todos os homens, já que somos todos filhos de um mesmo CRIADOR e, portanto, seres humanos dotados de igual dignidade.

6-  Qual o seu lema?

Ciência - Justiça - Trabalho.

Ciência, para esclarecer os espíritos e elevá-los;

Justiça, para equilibrar e enaltecer as relações humanas; e

Trabalho, por meio do qual os homens se dignificam e se tornam independentes economicamente.

Em uma palavra, a Maçonaria trabalha para o aperfeiçoamento intelectual, moral e social de toda a humanidade.

7-  Qual é seu objetivo?

Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes. Tais objetivos são logrados pela constante atividade de seus membros, nas Lojas Maçônicas espalhadas por todo o mundo.

8- O que entende a Maçonaria por moral?

Moral é para a Maçonaria uma ciência com base no entendimento humano.

É a lei natural e universal que rege todos os seres racionais e livres.

É a demonstração científica da consciência.

Essa maravilhosa ciência nos ensina nossos deveres e a razão do uso e fruição dos nossos direitos.

Ao penetrar a moral no mais profundo da nossa alma, sentimos o triunfo da verdade e da justiça, com isso evoluindo enquanto seres humanos.

9- O que entende a Maçonaria por virtude?

A Maçonaria entende que virtude é a força de fazer o bem em seu mais amplo sentido; é o cumprimento de nossos deveres para com a sociedade e para com a nossa família, sem qualquer interesse pessoal ou desvirtuado do caminho do bem.

Em resumo: a virtude não retrocede nem perante o sacrifício e nem mesmo diante da morte quando se trata do cumprimento dos nossos deveres.

10 - O que entende a Maçonaria por dever?

A Maçonaria entende por dever o respeito aos direitos dos indivíduos e da sociedade.

Porém, não basta respeitar apenas a propriedade, mas, também, devemos proteger e servir os nossos semelhantes com ética, lealdade e retidão de caráter.

A Maçonaria resume o dever do homem da seguinte maneira: “Temor a Deus, amor e tolerância para com o próximo, dedicação à família e contribuição para o desenvolvimento da humanidade”.

Em verdade, essa é a maior síntese da fraternidade universal.

11-  A Maçonaria é religiosa?

Sim, é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, sendo uma entidade dotada de extrema espiritualidade, em contraposição ao predomínio do materialismo.

Estes fatores, essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do universo, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda a ideologia e atividade maçônica.

12-  A Maçonaria é uma religião?

Não. A Maçonaria não é uma religião, pois dela podem fazer parte homens de religiões distintas, sendo o único predicado entre eles a crença em Deus.

Trata-se de uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si; uma união recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo.

Nesse seu esforço de união dos homens, a maçonaria admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos, não fazendo distinção a qualquer deles.

13 - Para ser Maçom é necessário renunciar à religião a qual se pertence?

Não, porque a Maçonaria, como já dito, abriga em seu seio homens de todas as religiões, desde que acreditem em um só Criador, por nós chamado de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que é Deus.

Geralmente existe essa crença entre os católicos, e ilustres prelados têm pertencido à Ordem Maçônica, a exemplo de Miguel Hidalgo y Costilla, Paladino da Liberdade Mexicana; Padre Calvo, fundador da Maçonaria na América Central; o Arcebispo da Venezuela, Don Ramon Ignácio Mendez; Padre Diogo Antônio Feijó; Cônegos Luiz Vieira, José da Silva de Oliveira Rolin, da Inconfidência Mineira, Frei Miguelino, Frei Caneca e muitos outros.

14 - Quais outros Homens ilustres que foram Maçons?

Filósofos como Voltaire, Goethe e Lessing; músicos como Haydn e Mozart; militares como Frederico o Grande, Napoleão e Garibaldi; poetas como Byron, Lamartine e Victor Hugo; e escritores como Castellar, Mazzini e Espeling.

15-  Somente na Europa houve Maçons ilustres?

Não. Também na América existiram vários maçons ilustres, a exemplo de todos os libertadores da América.

George Washington, nos Estados Unidos; Miranda, o Padre da Liberdade Sul-americana; San Martin e O’Higgins, na Argentina; Bolivar, no Norte da América do Sul; Marti, em Cuba; Benito Juarez, no México e o Imperador Dom Pedro I, no Brasil.

16- Quais os nomes de destaque no Brasil que foram Maçons?

Dom Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz, Rui Borbosa e muitos outros.

17– Então, a Maçonaria é tolerante?

A Maçonaria é eminentemente tolerante e exige dos seus membros a mais ampla tolerância, seja com os seus próprios membros ou, especialmente, com as pessoas fora da Ordem.

A maçonaria respeita as opiniões políticas e as crenças religiosas de todos os homens, reconhecendo que todas as religiões e ideais políticos são igualmente respeitáveis, rechaçando toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas em particular.

18-  O que a Maçonaria combate?

A ignorância, a superstição, o despotismo, as tiranias, o fanatismo, o orgulho, a intemperança, os vícios, a discórdia, a dominação, os privilégios e toda ordem de discriminação, seja de raça, gênero, cor, etnia, nacionalidade, religião, origem social ou orientação sexual.

19- A Maçonaria é uma sociedade secreta?

Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida.

As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. No Brasil, as Lojas Maçônicas são devidamente registradas em Cartórios, sendo, portanto, pública a sua existência.

Além do mais, seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc.

O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na Instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar os seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.

20- Quais as principais obras da Maçonaria no Brasil?

A Independência, a Abolição e a República.

Isto para citar somente os três maiores feitos da nossa história, em que os maçons tomaram parte ativa.

Há inúmeros outros exemplos de obras maçônicas em todo o Brasil, sempre no intuito de fazer prevalecer os ideais de liberdade e de justiça.

21- Quais as condições individuais indispensáveis para poder pertencer à Maçonaria?

Crer na existência de um princípio criador; ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a pátria, seus semelhantes e consigo próprio; ter uma profissão ou ofício lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.

22    -  O que se exige dos Maçons?

Em princípio, exige-se dos maçons tudo aquilo que se exige para o ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que a regem; amor à pátria; respeito aos governos legitimamente constituídos; e acatamento às leis e regras do país em que vivem.

E, em particular, a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da maçonaria; dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; a prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude.

Ademais, são terminantemente proibidas dentro da Instituição as discussões políticas e religiosas, porque a maçonaria preza por uma ampla base de entendimento entre os homens para o fim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.

23 -  O que é um Templo Maçônico?

É um lugar onde se reúnem os maçons periodicamente para praticar as cerimônias ritualísticas que lhes são próprias, em um ambiente fraternal e propício para concentrar sua atenção e seus esforços para melhorar o seu caráter, a sua vida espiritual e desenvolver seu sentimento de responsabilidade, fazendo-lhes meditar tranquilamente sobre a missão do homem na vida, recordando-lhes constantemente os valores eternos cujo cultivo lhes possibilitará perseguir a verdade.

24   - O que se obtém sendo Maçom?

A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, obras e atitudes, podem constituir-se em bons exemplos; além de encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens.

A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens.

Ostenta o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – advindo da Revolução Francesa – com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas.

Os segredos maçônicos, que de má-fé e caluniosamente têm se servido os seus inimigos para tornar a Ordem suspeita entre os espíritos cândidos ou em decadência, não são um dogma, senão um procedimento, uma garantia, uma defesa necessária e legítima de seus membros, porém como inevitavelmente tem sucedido com todo direito e seu dever correlativo, o preceito das reservas maçônicas já tem experimentado a sua evolução no tempo e conforme a tradição de cada país.

A maçonaria não tem preconceitos de poderes, nem admite em seu seio pessoas que não tenham um mínimo de cultura que lhes permita praticar os seus sentimentos e desenvolver suas qualidades, devendo também ter uma profissão ou renda com que possam atender às necessidades de seus familiares, fazer face às despesas da sociedade, socorros aos necessitados e às obrigações para com a própria Ordem.

A maçonaria é uma escola de formação ética que transforma a vida do homem que pretende se desenvolver espiritual e intelectualmente, ajudando, por conseguinte, ao desenvolvimento do progresso da humanidade.

Os homens que permitem que os princípios maçônicos entrem em seu coração serão pessoas melhores na vida em sociedade, pois conhecedores de princípios éticos e morais capazes de transformar os destinos de uma nação e também do mundo.

A maçonaria universal vem trabalhando incessantemente para que os seus princípios e propósitos sejam espalhados por todo o planeta, na formação de homens comprometidos com a verdade, com a ciência e despidos de todo e qualquer preconceito.

 

 

Ir.'. Gelson Menegatti Filho

Past Grão-Mestre

 

Ir.'. Valerio de Oliveira Mazzuoli

Assessor e Consultor Jurídico

 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/03/2024 02:22