O QUE É MAÇONARIA?

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, dedicada a aumentar e fortalecer os laços de fraternidade que unem toda a humanidade, sob os desígnios de um Ser Supremo, Criador de tudo, que é Deus.

 

Através de símbolos e alegorias, utilizados para a construção intelectual e moral dos seus membros, ela ensina a importância da fraternidade, da humildade, da solidariedade, enfim, ela ajuda a tornar melhores os homens bons, fazendo-os melhores filhos, melhores maridos, melhores pais, melhores cidadãos.

 

Quem são os Maçons e o que eles fazem?

 

Os maçons são homens livres e de bons costumes, que pertencem à maior e mais antiga organização fraternal de que se tem conhecimento. São homens das mais variadas formações, profissões e ocupações, que têm como objetivos principais: o aprimoramento pessoal, o bem estar da Pátria e da humanidade.

 

No Brasil existem mais de 50 mil maçons ativos, em todos os estados da Federação, participando de sessões maçônicas realizadas na maioria dos municípios brasileiros, praticamente todos os dias.

 

Os maçons também estão engajados em prover alívio aos necessitados, através de doações e, principalmente, ações filantrópicas exercidas pelos próprios, uma vez que esse exercício é parte fundamental da formação do maçom.