Em sábado de eventos maçônicos no GOEMT, Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto são instalados

14/12/2023

Em cerimônia realizada no último sábado, 9/12, no Templo Nobre “Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, foram instalados nos cargos de Grão-Mestre e Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso os IIr∴ Josué Paulo Fernandes e Antonio Horácio da Silva Neto, os quais, eleitos no mês de novembro, dirigirão os destinos da Potência nos próximos três anos. A Sessão, presidida pelo Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, contou com a participação de cerca de seiscentos Irmãos de todo o estado de Mato Grosso.

Antes, pela manhã, também no Templo Nobre “Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, em Sessão presidida pelo seu presidente, ilustre Ir∴ Marcos Fonseca, após dar posse aos novos Deputados e proceder à eleição da Mesa Diretora para o biênio 2024-2026, que terá à frente, como presidente, o Ir∴ Alessandro Ferreira da Silva, procedeu à posse dos IIr∴ Josué Paulo Fernandes e Antonio Horácio da Silva Neto nos cargos de Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto, respectivamente. A Sessão contou, ainda, com as presenças do presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ José Airton Fidélis, e do Grande Procurador Adjunto do GOEMT, Ir∴ José Carlos Mnegatti.

A Cerimônia de Instalação foi prestigiada pelos Eminentes Grão-Mestres de Honra IIr∴ José Simioni, Ananias Vieira da Silva, José Ferreira Leite, Osvaldo Roberto Sobrinho e Ademir Lúcio de Amorim, do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul, Ir∴ Bento Adriano Monteiro Duailibi, bem como do Grão-Mestre Adjunto do GOMS e Secretário Geral da Confederação Maçônica do Brasil, Ir∴ Amilcar Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir. Marcos Fonseca, do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, Ir∴ Pedro Calazans, acompanhado do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Francisco Cláudio, do Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Valmiro Pinheiro, acompanhado do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Luiz Aurélio Boggi, do Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, Ir∴ Sérgio Walner, do presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOEMT, Ir∴ José Airton Fidélis, do Grande Procurador Adjunto do GOEMT, Ir∴ José Carlos Menegatti, do Grande Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente de Santa Catarina, Ir∴ Tony Haag, e do Chanceler da Grande Loja Simbólica do Paraguai, Ir∴ Marcos Zaracho, acompanhado do Ir∴ Jorge Cristaldo, representante daquela Potência, além de Grandes Secretários e Delegados de Regiões Administrativas do GOEMT, entre outras autoridades maçônicas.

Ao presentar o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, com um mimo, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul, Ir∴ Bento Adriano Monteiro Duailibi, manifestou sua gratidão pelo que chamou de “generosidade” por parte do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso para com o GOMS, afirmando que o apoio prestado pelo GOEMT àquela Potência Maçônica coirmã foi de fundamental importância. Aludindo à denominação do Templo Nobre, O Grão-Mestre lembrou o fato de que o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso do Sul foi fundado sob o patrocínio do GOEMT, exatamente durante o Grão-Mestrado do saudoso Ir∴ Nilson Constantino.

Por sua vez, o Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, Grão-Mestre de Honra do GOEMT, falando em nome dos demais Grão-Mestres de Honra, enalteceu a gestão dos Irmãos Gelson e Josué à frente da Potência, parabenizou os dirigentes da Potência pelo que chamou de exemplo de desprendimento e maturidade dado por ocasião da formação de chapa única para o Grão-Mestrado e desejou sorte à nova gestão, que se iniciará no próximo ano, afirmando estar convicto de que os IIr∴ Josué e Antônio Horácio estão preparados e têm todas as possibilidades de dar continuidade “a este ciclo de avanços que a Potência experimenta”.

O Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Antonio Horácio da Silva Neto, agradeceu ao Ir∴ Josué pela confiança demonstrada no convite para compor a chapa, e, citando como exemplo a construção do Templo Nobre, elogiou a gestão empreendida pelo Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti, momento em que se comprometeu a manter uma postura sóbria e discreta, auxiliando o Grão-Mestre naquilo que lhe couber. O Ir∴ Antônio Horácio lembrou o fato de que, encerrado o processo que elegeu o Ir∴ Gelson para o Grão-Mestrado, em 2020, este o procurou para, num gesto de grandeza, pedir sua ajuda no trabalho que teria pela frente. Finalizando, o Grão-Mestre Adjunto agradeceu o apoio de todos, especialmente aos obreiros de sua Oficina, a A∴R∴L∴S∴ Novo Milênio - Irmão Jamil Boutros Nadaf n. 40. 

 O Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, agradeceu a todos pela presença, disse sentir-se feliz e honrado pelo momento vivido, que tributou à compreensão da família e à glória do Grande Arquiteto do Universo, e lembrou sua caminhada maçônica, as missões de que se desincumbiu desde sua iniciação, há trinta anos, na B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, servindo aos quatro Grão-Mestrados anteriores, até galgar o cargo de Grão-Mestre Adjunto e, agora, o Grão-Mestrado. O Soberano Grão-Mestre disse que, pela experiência que acumulou ao longo da vida maçônica, enriquecida pelo período no Grão-Mestrado, se sente preparado para, ao lado do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Antônio Horácio da Silva Neto, gerir os destinos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Dirigindo-se ao Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti, o Ir∴ Josué manifestou sua gratidão pela confiança e amizade, mencionando que “esse período de quatro anos foi de grande aprendizado”.

Falando ao final dos trabalhos, o Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu o apoio que recebeu dos irmãos ao longo de sua gestão, e mencionou a importante parceria estabelecida com os Veneráveis Mestres, os quais, segundo mencionou, “são as colunas de nossa Potência”. Menegatti realçou o companheirismo demonstrado pelo Ir∴ Josué durante sua gestão, afirmando que geriram “a quatro mãos” os destinos da Potência. Após citar resumidamente os avanços obtidos em sua gestão, o Ir∴ Gelson reafirmou o compromisso de continuar trabalhando da mesma maneira, com força e vigor, pelo crescimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, "independentemente de cargo".

(ASCOM/GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 08:48