Eleitos Grão-Mestre e Grão-Mestre Adjunto, Josué e Antonio Horácio são diplomados

15/10/2023

Em solenidade realizada no “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino", no último dia 12/10, dirigida pelo Presidente em exercício do Tribunal Eleitoral Maçônico do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ José Airton Fidelis, e que contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e do Subprocurador, Ir∴ José Carlos Menegatti, foram diplomados o Soberano Grão-Mestre e o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto eleitos no último dia 02/10, IIr∴ Josué Paulo Fernandes Fernandes e Antonio Horácio da Silva Neto, respectivamente.

A solenidade, prestigiada por 110 (cento e dez) Obreiros, contou ainda com a participação do Eminente Presidente da Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir∴ Marcos Fonseca, do Sereníssimo Grão-Mestre licenciado da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Eleuzino (Leão) Ataíde Passos, do Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Poderoso Ir∴ Luiz Aurélio Boggi, de Grandes Secretários, de Assessores do Grão-Mestrado, Deputados da PALM/GOEMT e Veneráveis Mestres, além de representantes de Lojas das três Potências Maçônicas regulares em Mato Grosso.

Falando aos presentes sobre o ato realizado, o eminente presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Ir∴ Marcos Fonseca, manifestou sua alegria por presenciar um momento tão importante para a Maçonaria Estadual, e ressaltou a essência de uma harmoniosa democracia vigente no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. O Ir∴ Marcos Fonseca ainda parabenizou os IIr∴ diplomados, aos quais desejou sucesso na condução dos destinos da Potência.

O Grão-Mestre (licenciado) da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, Sereníssimo Ir∴ Eleusino Ataíde Passos, cumprimentou a todos, em especial aos IIr∴ Josué e Antonio Horácio, aos quais desejou pleno sucesso na missão de conduzir “essa gloriosa Potência Maçônica, admoestando-os a seguir o exemplo do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Fiho, a quem congratulou pelo que chamou de “magnífica gestão à frente dessa gloriosa Potência Maçônica”.

Por sua vez, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, principal artífice na construção do consenso em torno da sucessão ao Grão-Mestrado, cumprimentou e agradeceu a todos pela presença, disse estar feliz e com o sentimento do dever cumprido, e ressaltou a importância da união de todos em torno dos interesses maiores da Maçonaria e do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que, segundo lembrou, acaba de completar 51 anos de fundação. Ao concluir, o Soberano Grão-Mestre cumprimentou os IIr∴ Josué e Antonio Horácio e disse estar plenamente confiante na gestão que farão a partir do ano que vem.

Na sequência, manifestou-se o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto eleito, Ir∴ Antonio Horácio da Silva Neto, que cumprimentou, citando a cada um, os membros da Mesa, e saudou aos presentes, destacando as presenças dos IIr∴ Orlando Ourives, Soberano Comendador do Supremo Conselho do R∴E∴A∴A∴ para o estado de Mato Grosso, Bismarck Castillo Carvalho, Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, e Rodrigo Ribeiro Verão, Grande Superintendente do Distrito 55. O Ir∴ Antonio Horácio teceu elogios à atual gestão do GOEMT, destacando, como exemplo, a construção do “belíssimo Templo Nobre”, e, mencionando os cargos já ocupados no GOEMT, ressaltou que o que o motivou a aceitar o convite feito pelo Sereníssimo Irmão Josué para integrar sua chapa foi o desejo de continuar servindo ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Em seguida, o Soberano Grão-Mestre eleito, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, cumprimentou aos membros da mesa e, a exemplo do que fizera o Ir∴ Antonio Horácio, destacou as presenças dos IIr∴ Orlando Ourives, Soberano Comendador do Supremo Conselho do R∴E∴A∴A∴ para o estado de Mato Grosso, e Bismarck Castillo Carvalho, Venerável Mestre de sua Oficina, a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1. O Ir∴ Josué ressaltou a convivência harmoniosa que vive a Potência, o que, em sua opinião, tem sido de fundamental importância para o desenvolvimento e a grandeza do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. O Soberano Grão-Mestre eleito ressaltou sua convivência agradável e colaborativa com o Soberano Grão-Mestre, Gelson Menegatti Filho, e mencionou as viagens conjuntas, lembrando o período da Pandemia da Covid-19, quando levaram alento e solidariedade aos IIr∴ dos Orientes mais distantes do estado. “Fazíamos, muitas vezes, em razão da Pandemia, Sessões com oito, nove IIr∴, mas mantivemos a Potência em atividade, adotando, evidentemente, os cuidados recomendados”, mencionou. O Ir∴ Josué agradeceu ao Ir∴ Antonio Horácio por ter aceitado convite para, ao seu lado, gerir os destinos da Potência, e concluiu, ratificando o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo fortalecimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Ao final dos trabalhos, o Eminente Presidente em exercício do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOEMT, Ir∴ José Airton Fidelis, agradeceu a todos pela presença, desejando sucesso aos IIr∴ Josué e Antonio Horácio, e, convocando a todos para que ficassem de pé, encerrou a solenidade.

ASCOM-GOEMT 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 08:30