Oficinas de Pontes e Lacerda realizam Sessões Conjuntas entre as três Potências Maçônicas

25/08/2023

As três Lojas Maçônicas do Oriente de Pontes e Lacerda, A∴R∴L∴S∴ Acácia Vale do Guaporé nº 66, jurisdicionada ao GOEMT, A∴R∴L∴S∴ Estrela do Guaporé nº 63, jurisdicionada à GLEMT, e a B∴A∴R∴L∴S∴ Obreiros da Liberdade nº 2214, jurisdicionada ao GOB-MT, realizaram no último dia 19 de agosto, no Templo da A∴R∴L∴S∴ Acácia Vale do Guaporé nº 66, uma bela Sessão Conjunta. Presidida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Edison Oliveira de Souza Júnior, a Sessão foi a segunda de uma série de três que as Oficinas jurisdicionadas às três Potências Maçônicas regulares pretendem realizar naquele Oriente. A primeira Sessão havia sido realizada no dia 17/06/2023, no Templo da A∴R∴L∴S∴ Estrela do Guaporé nº 63.

As Sessões Conjuntas entre as três Lojas fazem parte do “Projeto Maçonaria Unida em Pontes e Lacerda”, e serão três por ano, em que cada Loja será a anfitriã. Na opinião do Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Edison Oliveira de Souza Júnior, as Sessões Conjuntas possibilitarão ampliar a união entre os Irmãos das três Potências Maçônicas, além de contribuir para o fortalecimento da fraternidade maçônica.

Prestigiada por 50 Obreiros das três Oficinas, a Sessão contou com as presenças do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário da Guarda dos Selos, Ir∴ Luiz Carlos Quini, e do Delegado da 2ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Elias Rodrigues Tobal.

No Quarto de Hora de Estudos da Sessão, a instrução ficou sob a responsabilidade do M∴ I∴ Ir∴ Caio Roman, que inovou, utilizando um violão e cantando músicas inerentes ao tema, "O Divino em cada homem", apresentado em forma de conferência. No início e ao final da conferência, o Ir∴ Caio cantou as músicas “A lógica da criação”, composição de Oswaldo Montenegro, e “Oração de São Francisco”, respectivamente, emocionando a todos.

Falando ao final da Sessão, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, após transmitir as homenagens do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, cumprimentou os Veneráveis Mestres das três Oficinas, ressaltando a importância das Sessões Conjuntas para o fortalecimento da união entre os Maçons. “Precisamos da união entre os Irmãos, para que, unidos, continuemos defendendo os valores da Maçonaria, que coincidem com os valores que a Pátria necessita que sejam defendidos por todos”, afirmou o Ir∴ Josué, que ainda agradeceu a acolhida e desejou que as Oficinas permaneçam firmes nesse propósito de busca de um estado ideal de união fraternal entre os Irmãos.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 00:43