Potências Maçônicas de Mato Grosso comemoram Dia do Maçom com Sessões Conjuntas

21/08/2023

Em Sessões Conjuntas realizadas nos dias 14, 15 e 16 de agosto, as três Potências Maçônicas Regulares em Mato Grosso, Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Grande Loja Maçônica de Mato Grosso e Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, celebraram o Dia Maçom, a ser comemorado no próximo dia 20/08.

A data remonta a 20 de agosto de 1822, em alusão ao movimento de maçons brasileiros, liderado por Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que objetivava a independência do Brasil em relação a Portugal.

A semana de Sessões Conjuntas foi aberta no dia 14/08, no Templo Nobre da Grande Maçônica de Mato Grosso, reunindo cerca de 298 Obreiros, além de 20 DeMolays e 15 Filhas de Jó, e foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre daquela Potência, Ir∴ Eleuzino Ataíde Passos, tendo na Primeira Vigilância o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e na Segunda Vigilância, o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Valmiro Pinheiro. Na Ordem do Dia, foi proferida pelo Jornalista e escritor Ir∴ Onofre Ribeiro sobre o tema “Da Maçonaria Histórica aos dias de Futuro da Inteligência Artificial”, além de uma participação dos DeMolays. Presente ao evento, o Potentado do Templo Hikmat Shriner, Ir∴ Eder Meciano, fez uma abordagem sobre o que é a Shriner e uma apresentação das ações da Instituição no Estado de Mato Grosso. 

No segundo dia, 15/08, o Anfitrião foi o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, que presidiu a Sessão no “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, contando, na Primeira Vigilância, com o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Valmiro Pinheiro, e na Segunda Vigilância, com o Ir∴ Eleuzino Ataíde Passos, além do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, como Orador.  

Na Ordem do Dia da Sessão, que recebeu a presença de 392 Obreiros das três Potências, foi proferida uma interessante Palestra pelo Sereníssimo Irmão Rubens Franz, Past Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Cataria, com o tema “A Estratégia da Formação Maçônica – Autopoiese do Iniciado”.

A Sessão contou com as honrosas presenças do Ilustre Ir∴ Geraldo Macedo, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e Past Grão-Mestre da GLEMT, dos Eminentes Grão-Mestres de Honra do GOEMT IIr∴ Ademir Lúcio de Amorim, Osvaldo Roberto Sobrinho e José Simioni, do Eminente Grão-Mestre de honra da GLEMT, Ir∴ Afonso Oliveira, do Eminente Grão-Mestre de honra do Grande Oriente de Santa Catarina, Ir∴ Rubens Franz, palestrante da noite, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLEMT, Ir∴ Pedro Calazans, do Poderoso Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT, Luiz Aurélio Boggi, e do Deputado Estadual Ir∴ Wilson Pereira Santos, assim como do ilustre Potentado do Templo Hikmat Shriner, que na oportunidade fez uma apresentação dos trabalhos realizados pela entidade paramaçônica.

As comemorações do Dia do Maçom se encerraram no dia 16/08, com uma bela Sessão Conjunta no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, sob o Malhete do Eminente Grão-Mestre daquela Potência, Ir∴ Valmiro Pinheiro, tendo como Primeiro e Segundo Vigilantes, respectivamente, os IIr∴ Pedro Calazans, Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLEMT, e Gelson Menegatti Filho, Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho.

A Sessão contou com as presenças do Eminente Ir∴ Eder Roberto Pires de Oliveira, Presidente da PAEL, do Eminente Ir∴ Ivo Matias, Grão-Mestre Honorário do GOB-MT e Secretário-Geral Adjunto do Rito Brasileiro, do Eminente Ir∴ Antônio Passos, Membro do Conselho Federal Maçônico, do Poderoso Ir∴ Rubens Santiago, Presidente do Tribunal de Contas, do Ir∴ Geraldo Macedo Grão-Mestre Honorário da GLEMT e Secretário Executivo da CMI, do Eminente  Ir∴ José Luiz Baia, Grão-Mestre Honorário do GOB-MT, e do Poderoso Ir∴ Floriano Imada, Grão-Mestre Honorário Adjunto do GOB-MT, bem como do ilustre Potentado do Templo Hikmat Shriner, Ir∴ Eder Meciano, que, também durante a Ordem do Dia, proferiu uma apresentação das realizações da entidade.

Para o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o saldo das Sessões Conjuntas é extremamente positivo, à medida que, para além de proporcionar congraçamento entre os irmãos, consolidou a união fraterna entre as três Potências. “Demos à Maçonaria Brasileira uma demonstração da efetiva união hoje existente entre as três Potências em Mato Grosso. Estão de parabéns os Obreiros, que entenderam a proposta dos três Grão-Mestres e compareceram em massa para prestigiar as Sessões e comemorar juntos essa data tão importante para todos nós, Maçons”, finalizou Menegatti.  

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 10:31