Grão-Mestrado do GOEMT participa, em Curitiba, da 120ª Assembleia Geral Ordinária da COMAB

09/08/2023

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, acompanhado do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e do Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, participou, no último dia 4/8, em Curitiba, da 120ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, que, na ocasião, celebrou 50 anos de fundação e elegeu sua nova diretoria. O evento, denominado “Semana da Fraternidade”, incluiu uma série de acontecimentos maçônicos, entre os quais a celebração dos 120 anos de fundação do Grande Oriente do Paraná (GOP), além da realização da Assembleia Geral da Confederação Maçônica Interamericana – CMI (5ª Zona).

O conclave, que foi aberto no período da manhã, com a abertura do Livro da Lei pelo Ir∴ Antonio do Carmo Ferreira, Grão-Mestre do Grande Oriente Maçônico do Distrito Federal, transcorreu sob a condução do Presidente da COMAB para o período 2022/23, Ir. Guilherme de Queiroz Ribeiro, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco, e contou com a participação de Grão-Mestres, Grão-Mestres Adjuntos e Grandes Secretários de todos os Grandes Orientes Confederados, além de ex-presidentes da Confederação Maçônica do Brasil, que compareceram para prestigiar o encontro.

O ponto alto da Assembleia foi a Eleição, por aclamação, da nova Diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), o que demonstra que a união e a harmonia prevalecem no funcionamento da Instituição, no momento em que atinge seu Jubileu de Ouro. Foi eleita a por aclamação a Chapa “Tradição e Inovação”, para o período de agosto de 2023 até a Assembleia Geral Ordinária de 2024, tendo como Presidente o Ir∴ Cristian Adrian Flores, Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, e como Vice-Presidente, o Ir∴ José Ozair Pinto Filho, Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, que, após os atos formais de praxe, foram empossados nos cargos, assim como os demais membros da nova diretoria da Instituição.

Durante o evento, foi eleito, ainda, também por aclamação, o novo Secretário Geral da Confederação Maçônica do Brasil, Ir∴ Amilcar Silva Júnior, para o período de 04 de agosto de 2023 até a Assembleia Geral de 2025.

A celebração do Jubileu de Ouro da Confederação Maçônica Brasileira foi enaltecida com a criação da “COMENDA COMAB 50 ANOS”, que foi conferida aos seus Grandes Orientes Confederados, aos seus ex-presidentes, às Potências Co-irmãs, como o Grande Oriente do Brasil, CMSB e Confederação Maçônica Interamericana. Grandes Lojas dos Estados Unidos, da América Central e do Sul, além de entidades maçônicas da Europa, autoridades públicas, parceiros e colaboradores, que foram agraciados com diplomas, medalhas ou troféus, em reconhecimento à contribuição prestada ao desenvolvimento da COMAB.

Para o Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, que proferiu palestra no evento para os Grandes Secretários de Relações Exteriores, a participação do GOEMT serviu para reforçar o papel de protagonismo internacional de nossa Potência ao promover a troca de experiências com outros Grandes Orientes e representantes de Grandes Lojas internacionais, no âmbito das Relações Exteriores. “Na oportunidade, pudemos expor, através de Palestra para os Grandes Secretários de Relações Exteriores, o conceito, a importância e os principais aspectos das relações exteriores. O sentimento é de missão cumprida e de que a cada dia devemos trabalhar ainda mais para fortalecer a Maçonaria mato-grossense e brasileira”, asseverou o Ir∴ Rodrigo Verão.

Na opinião do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, a participação do GOEMT em um evento tão crucial solidifica sua posição de Potência comprometida com o fortalecimento da Maçonaria, tanto em solo nacional quanto no contexto global. “Sinto que cumprimos com sucesso nossa missão, mas, também, reputo necessário que continuemos trabalhando incansavelmente para evidenciar ainda mais a presença e a influência da Maçonaria mato-grossense nos contextos nacional e internacional, consolidando-nos como Potência comprometida acima de tudo com o fortalecimento da Maçonaria e com o bem-estar da coletividade”, destacou o Ir∴ Josué.  

Segundo o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o evento foi marcante e de grande importância, principalmente, sob o ponto de vista do compartilhamento de experiências com outros Grandes Orientes, que, para ele, foi enriquecedor. “A participação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso no evento enriqueceu sobremaneira nossos horizontes, além de permitir que compartilhássemos nosso entendimento sobre a Maçonaria. Retornamos com a sensação do dever cumprido, mas, acima de tudo, com o sentimento de que estamos no caminho certo”, vaticinou Menegatti.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 01:42