Grande Oriente do Estado de Mato Grosso recebe comitiva de Grandes Oficiais de Ordem Inglesa

29/07/2023

Nos dias 21 e 22 de julho, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso foi sede de um evento marcante, reunindo Obreiros de diversas localidades para celebrar a Consagração de novos Tabernáculos e a Instalação do Grande Superintendente do Distrito 55 - Brasil Centro Norte da Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários do Sagrado Arco Real e da Ordem da Sagrada Sabedoria. O encontro contou com a presença de ilustres autoridades maçônicas.

A solenidade aconteceu no Palácio da Paz, sede do GOEMT, e reuniu importantes lideranças maçônicas do país e do exterior. Entre as autoridades presentes estavam o Soberano Grão-Mestre do GOEMT e KTP Gelson Menegatti Filho, o Most Illustrious Grand High Priest KTP CHRISTOPHER GAVIN MAIDEN, o Right Illustrious Grand Recorder KTP GLYN RAYMOND GODDARD, o Right Illustrious Grand Director of Ceremonies KTP William John Thomas (Toby) Prat, o Right Illustrious Deputy Grand Director of Ceremonies KTP Richard Brown e o Right Illustrious Assistant Grand Recorder KTP Alexander Mazolli Lisboa.

Além dessas ilustres figuras, também estiveram presentes o Past High Priest do Tabernáculo Ita Karai de Assunção (Paraguai) KTP Odilon Ayala e o High Priest do Tabernáculo Brasília n. 236 KTP Moisés de Oliveira Braga, entre outros importantes Sacerdotes Cavaleiros de Porto Velho, Sorriso, Brasília, Assunção (Paraguai), além de representantes da Ordem.

O evento foi marcado por momentos emocionantes, como a admissão de 13 novos Sacerdotes Cavaleiros durante uma cerimônia realizada pelo Tabernáculo São Gonçalo. Desse grupo, cinco irão compor o novo Tabernáculo Dom Aquino Correia n. 306, em Sorriso-MT, enquanto os outros cinco integrarão o Tabernáculo Ita Karai do Paraguai.

No dia 22, sábado, ocorreu a solene consagração de dois novos Tabernáculos: Agnus Dei n. 305 e Dom Aquino Correia n. 306, seguida da instalação de seus oficiais. O clímax da tarde foi a instalação do novo Grande Superintendente do Distrito 55, o R. Em. KTP Rodrigo Ribeiro Verão, que sucedeu o estimado Past Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso - Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho.

Durante a emocionante cerimônia, o Grand College, representado pelo Grand High Priest, conferiu ao respeitado Past Grande Superintendente - Osvaldo Roberto Sobrinho a alta honraria denominada Knight Commander of the Priestly Orders, em reconhecimento aos inestim[aveis trabalhos prestados à frente do Distrito 55. Seu compromisso, dedicação e liderança têm sido fundamentais para o fortalecimento da Ordem, e essa honraria representa o mais sincero agradecimento do Grand College.

Além disso, o Grand College também agraciou o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, com o Título de Past Grande VII Pilar. Essa distinção é uma demonstração de apreço e gratidão pelo apoio e suporte incondicional do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso ao desenvolvimento regular da Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários do Sagrado Arco Real e Ordem da Sagrada Sabedoria.

Durante seu discurso de agradecimento, o KTP Osvaldo R. Sobrinho enfatizou os trabalhos realizados à frente do Distrito e expressou sua felicidade ao ser sucedido pelo KTP Rodrigo R. Verão. O Ir∴ Osvaldo Sobrinho disse acreditar firmemente que o novo Grande Superintendente está preparado e é um Irmão com grande desejo de contribuir com a Maçonaria. Sobrinho ressaltou a convicção de que, em um futuro breve, o nome de Rodrigo Ribeiro Verão ecoará por toda a Maçonaria mundial, devido ao seu comprometimento com a Ordem e seus irmãos.

O Soberano Grão-Mestre Gelson Menegatti Filho enfatizou a importância do contato com as Ordens Inglesas, destacando que isso reforça a regularidade do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e sua expansão internacional como uma Potência reconhecida. Ele expressou sua felicidade com a surpresa do título que recebeu e desejou sucesso aos novos Tabernáculos consagrados e ao novo Grande Superintendente.

O R. Em. KTP Rodrigo Ribeiro Verão expressou imensa alegria pelo fato de sua instalação como Grande Superintendente ter ocorrido no Palácio da Paz, cercado por tantos irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso que fazem parte da Ordem. O Ir∴ Rodrigo Verão ressaltou seu orgulho em suceder o KTP Osvaldo R. Sobrinho, de quem aprendeu muito ao longo dos anos. Durante seu discurso, fez questão de lembrar com carinho do saudoso Past High Priest do Tabernáculo São Gonçalo KTP Diogo Douglas Carmona, a quem atribuiu grande parte de seu aprendizado. Além disso, o Ir∴ Rodrigo destacou o importante apoio prestado à Ordem pelo Soberano Grão-Mestre Gelson Menegatti Filho, enfatizando o papel fundamental desempenhado por todos os Irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, sob sua liderança.

O Distrito 55 - Brasil Centro Norte será renomeado para Brasil Centro Oeste, demonstrando a abrangência e a importância da união entre os obreiros dessa região. O evento foi um marco significativo na história da Ordem e da Maçonaria, reforçando os laços fraternos e o compromisso com seus princípios e valores.

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso se orgulha de proporcionar momentos tão significativos para a Maçonaria e destaca a importância da participação de seus obreiros na Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários do Sagrado Arco Real e na Ordem da Sagrada Sabedoria. Essas oportunidades de enriquecimento espiritual e maçônico contribuem para o crescimento individual e coletivo, fortalecendo a missão de construir uma sociedade mais justa e fraterna.

A celebração foi marcada por um sentimento de união e camaradagem, reafirmando o compromisso dos maçons com o aprimoramento constante e a busca pela sabedoria. O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso agradece a presença e a dedicação de todos os participantes e enaltece a continuidade dessa jornada maçônica de valor e excelência.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 13:23