Em clima de união fraterna, Lojas Adonhiramitas da Capital realizam primeira Sessão Conjunta

22/07/2023

O soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, prestigiaram, na última quarta-feira, 19, a primeira Sessão Conjunta entre as Lojas Adonhiramitas de Cuiabá, a saber, Liberdade e Consciência nº 90 e Filhos de Nazaré nº 36.

Ao todo, 62 irmãos estavam presentes, sendo 28 Obreiros dos quadros das duas Oficinas e 34 visitantes de 16 Lojas das três Potências Maçônicas reconhecidas. Um evento memorável, cujo tema principal, Relações Exteriores: “Conceito e Importância”, foi ministrado em uma palestra pelo Ilustre Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, Grande Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Na opinião do M. I. Ranniery Azeredo de Queiroz, Past Venerável Mestre da A∴R∴L∴S∴ Liberdade e Consciência nº 90, foi “uma grande oportunidade de se fazer Maçonaria com conhecimento e de congraçamento fraternal entre os Irmãos”.

Durante a Sessão, bem presidida pelo Venerável Mestre da A∴ R∴ L∴ S∴ Liberdade e Consciência nº 90, Ir∴ Breno Macedo Rey Parrado, e que aconteceu no Templo da BARLS Filhos de Nazaré nº 36, o Soberano Grão-Mestre e o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT foram agraciados com uma "Moção de Aplausos" pelos relevantes serviços prestados à nossa Potência e à Ordem Maçônica em geral, destacando-se o esforço determinado da atual gestão em prosseguir na busca do reconhecimento internacional de nossa Potência. Atualmente, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso possui mais de 100 Tratados Internacionais de mútuo reconhecimento.

Na oportunidade, foram homenageados, ainda, os Ilustres IIr∴ João Gilberto Calvoso Teixeira, Grande Secretário Adjunto para o Rito Adonhiramita e um dos precursores do Rito no Estado de Mato Grosso, pelos 25 anos de dedicação ininterrupta à Delegacia do Rito Adonhiramita no Estado de Mato Grosso, que recebeu o certificado pelas mãos do Ir∴ Henrique Vilela, ilustre Delegado do Rito Adonhiramita para o estado de Mato Grosso, e Rodrigo Ribeiro Verão, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, pelo esforço e dedicação no compartilhamento de conhecimento e informação.

Em sua manifestação, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, após congratular os Veneráveis Mestres das Oficinas envolvidas, IIr∴ Breno Macedo Rey Parrado e Fábio Leite da Silva, pela feliz iniciativa da Sessão Conjunta, afirmou que, “nesses trinta anos de Maçonaria”, acumulou vivências que marcaram sua caminhada maçônica. O Ir∴ Josué lembrou o fato de que há 25 anos, à época Companheiro Maçom, teve o que considerou “privilégio” de acompanhar os primeiros movimentos para a implantação do Rito Adonhiramita no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, quando foi decidida uma viagem ao Estado de Santa Catarina em busca de informações sobre o Rito.

O Ir. Josué, ao mencionar o bom momento que vive o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, mencionou o esforço do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, na construção de uma chapa de consenso para as eleições desse ano ao Grão-Mestrado da Potência, momento em que destacou a grandeza e serenidade de Maçons que, compreendendo a importância do consenso para a consolidação da paz e do entendimento de todos em torno do fortalecimento do GOEMT, renunciaram à sua pretensão. “Esperamos que, nos próximos anos, com a compreensão e o trabalho de todos os Maçons, do Aprendiz ao Mestre, convictos de nossas responsabilidades com a Ordem Maçônica e com o bem estar da coletividade, continuemos nessa linha de crescimento, e que a Maçonaria, através de seus ensinamentos, da riqueza de seus símbolos e de sua ritualística, nos ajude a fazer essa viagem pra dentro de nós, mesmos, porque, agindo assim, seremos generosos uns com os outros e, unidos às Potências coirmãs, construiremos uma Maçonaria cada vez mais forte e expressiva”, concluiu o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto.  

Antes de encerrar a Sessão, o Venerável Mestre, Ir∴ Breno Macedo Rey Parrado, agradeceu aos visitantes pela presença, especialmente ao Soberano Grão-Mestre e ao Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, bem como ao Venerável Mestre, Ir. Fábio Leite da Silva, assim como aos Obreiros da A∴ R∴ L∴ S∴ Filhos de Nazaré nº 36, por terem acolhido prontamente a proposta da Sessão Conjunta, cujo sucesso creditou aos Oficiais das duas Oficinas, que, segundo mencionou, não mediram esforços para que tudo transcorresse bem.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 09:27