Fundado em Poxoréu o Capítulo DeMolay “Antônio dos Reis Rodrigues” nº 1216

06/07/2023

No último dia 02/07/2023, no Oriente de Poxoréu, a B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Luz e Trabalho II nº 4 fundou e instalou o Capítulo DeMolay “Antônio dos Reis Rodrigues” nº 1216, do Grande Conselho da Ordem DeMolay do Estado de Mato Grosso, jurisdicionado ao Supremo Conselho DeMolay Brasil. Na oportunidade, 17 jovens foram Iniciados na Ordem DeMolay, uma instituição social que congrega jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos. Cerca de 200 pessoas, incluindo irmãos, DeMolays e familiares, testemunharam o ato. 

Patrocinada pela Maçonaria, a Ordem DeMolay auxilia na formação cívica e social do jovem durante seu amadurecimento, cultuando 07 virtudes cardeais, a saber, o Amor Filial, a Reverência pelas Coisas Sagradas, a Cortesia, o Companheirismo, a Fidelidade, a Pureza e o Patriotismo.

A Cerimônia de Instalação contou com as presenças do Sereníssimo Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer Neto, do Assessor Especial para Assuntos Paramaçônicos do GOEMT, Ir∴ Raul Cláudio Brandão, bem como dos representantes máximos da Ordem DeMolay, Ir∴ Leandro Temponi, Grande Mestre Nacional Adjunto do Supremo Conselho DeMolay Brasil, Guilherme Martins Rodrigues, Mestre Conselheiro Nacional do Supremo Conselho DeMolay Brasil e filho do homenageado, e Elton Suares, Grande Tesoureiro Estadual do Grande Conselho.

A denominação do Capítulo é uma justa homenagem ao valoroso e saudoso Ir∴ M∴ I∴ Antônio dos Reis Rodrigues, conhecido carinhosamente pelos DeMolays como “Tio Toninho”. O Ir:. Antônio era obreiro da B:.A:.R:.L:.S União e Liberdade nº 15, do Oriente de Mirassol do Oeste, jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, tendo sido Venerável Mestre daquela Augusta Oficina no ano de 2021.

A Loja patrocina o Capítulo DeMolay Ronan Borges Alves nº 309, onde o “Tio Toninho” foi Presidente do Conselho Consultivo do ano de 2016 a 2018 e ocupava, antes de seu fatídico falecimento, em 06/05/2023, o cargo de Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, sendo o responsável maior pelos trabalhos da Ordem.

Bastante conhecido e querido no seu estado, o Ir∴ Antonio dos Reis Rodrigues foi uma liderança feliz e cativante, com enorme carisma e firmeza, que sempre lutou e esteve ao lado dos DeMolays ativos pelo protagonismo juvenil. Sua partida deixou enorme legado de luta, acolhimento, perseverança, fé e amizade para todos os que puderam conhecê-lo, sendo, portanto, louvável a homenagem da B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Luz e Trabalho II nº 4.

Falando ao final da Cerimônia, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, agradeceu às famílias por autorizarem seus filhos a ingressarem na Ordem, um ambiente destinado a práticas agradáveis aos olhos de Deus, bem como à Oficina, pela generosidade em instalar naquele Oriente um novo Capítulo. O Ir∴ Josué ainda reconheceu o esforço dos novos Mestres Conselheiros em disponibilizarem parte de seu tempo no acolhimento aos jovens recém ingressos, pelo que também agradeceu, e louvou a ideia, que reputou “mais do que justa”, da escolha do nome do sempre lembrado Ir∴ Antônio dos Reis Rodrigues, notável e abnegada coluna, precocemente levado ao Oriente Eterno, para denominar o novel Capítulo. Finalizando, o Grão-Mestre Adjunto reafirmou a permanente disposição do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso em apoiar iniciativas de tão elevado teor”.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 17:10