GOEMT Participa de Conferência da Maçonaria Norte-Americana

01/03/2018

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso esteve presente na Conferência de Grão-mestres da América do Norte, realizada na cidade de Indianápolis/EUA, no período de 17 a 20 de fevereiro. A Conferência é realizada anualmente e congrega 65 Grão-mestres de Grandes Lojas dos Estados Unidos, Canadá e México.

A Comitiva do GOEMT foi composta pelo Sob.·. Grão-mestre, Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, Sob.·. Grão-mestre de Honra, Ir.·. Osvaldo Roberto Sobrinho e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Ir.·. André Leme.

Estiveram presentes representantes da Maçonaria de todos os continentes, com destaque para participação de Grandes Lojas filiadas à Confederação Maçônica Interamericana – CMI, que na oportunidade foi formalmente apresentada à Conferência pelo Secretário-Executivo, Ir.·. Rudy Barbosa Levy.

Um dos principais órgãos da Conferência é a Comissão de Informação para Reconhecimento, que, em 2017, deu parecer favorável ao reconhecimento do GOEMT pelas Grandes Lojas Norte-Americanas.

Segundo o Grande Secretário de Relações Exteriores, “A presença do GOEMT na Conferência Norte-Americana é muito importante por dois aspectos: primeiro, para consolidar nossa posição não só junto às Grandes Lojas daquele subcontinente (lembrando que atualmente contamos com reconhecimento de 22 Grandes Lojas Norte-Americanas), mas, também, com as Potências Maçônicas de todo o mundo que regularmente se fazem presentes; e, segundo, para acompanhar os trabalhos da Comissão de Informação para Reconhecimento, de forma a preservar as conquistas do GOEMT nas relações internacionais.”

A Grande Secretaria de Relações Exteriores informa, ainda, que durante a Conferência, a Grande Loja Legal de Portugal, através de seu Grão-mestre, Ser.·. Ir.·. Júlio Meirinhos, comunicou a aprovação do reconhecimento do GOEMT por aquela Potência.