COMISSÃO DA MAÇONARIA NORTE-AMERICANA EMITE PARECER FAVORÁVEL AO RECONHECIMENTO DO GOEMT

21/03/2017

A Comissão de Informação para Reconhecimento, órgão da Conferência de Grão-Mestres da América do Norte - que congrega Grandes Lojas do Estados Unidos, Canadá e México – emitiu parecer favorável ao reconhecimento do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso durante a Conferência de 2017, realizada no período de 18 a 21 de fevereiro, em Omaha/Nebraska. O parecer foi, posteriormente, aprovado por unanimidade pelo plenário da Conferência. Os Grandes Orientes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todos membros da COMAB, também receberam parecer favorável.

O Soberano Grão-mestre, Irmão Ademir Lúcio de Amorim, e o Grande Secretário das Relações Exteriores, Irmão André Leme, estiveram presentes na Conferência para acompanhar a deliberação da Comissão de Informação para Reconhecimento sobre o pedido apresentado pelo GOEMT no segundo semestre de 2016. 

“Este é mais um momento histórico para o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Depois da CMI (Confederação Maçônica Interamericana), os maçons norte-americanos, a despeito de forte resistência do Grande Oriente do Brasil, também reconhecem formalmente que aqui, no GOEMT, praticamos maçonaria de forma legítima e regular. Não foi uma tarefa fácil, ao contrário, tivemos que trabalhar arduamente para apresentar toda a documentação exigida da forma mais detalhada possível; mas, no final, foi muito gratificante ver o trabalho recompensado com o parecer favorável”, disse o Irmão André Leme.

A decisão da Comissão de Informação possibilita que o GOEMT apresente pedidos de reconhecimento a todas as potencias que integram a Conferência Norte-americana e, consequentemente, constar no “List of Lodges”, documento que lista as Potências Regulares reconhecidas pela maçonaria da América do Norte.

Segundo o Grande Secretário das Relações Exteriores, “a partir de agora, estamos aptos a pleitear o reconhecimento de todas as Grandes Lojas Norte-Americanas e, após o reconhecimento de, no mínimo, 10 (dez) Grandes Lojas, constaremos no List of Lodges, que, embora seja uma publicação da maçonaria norte-americana, é uma referência para a maçonaria em todo mundo”.

Para o Soberano Grão-Mestre, Irmão Ademir Lúcio de Amorim, a decisão da Conferência Norte-Americana comprova o que todos nós já sabíamos: O GOEMT não só é uma potência regular, mas, também, tem estatura e prestígio para se relacionar, em condições de igualdade, com as demais potências regulares do continente americano e do mundo.

“Temos, acima de tudo, que agradecer o fundamental apoio da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) que, através de seu Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Geraldo Macedo, numa elevada demonstração de fraternidade maçônica, firmou o Tratado de Compartilhamento de Território e, com isso, nos possibilitou esta histórica conquista”, destacou o Grão-Mestre do GOEMT.

A Grande Secretaria de Relações Exteriores informa que já iniciou as tratativas com várias Grandes Lojas dos Estados Unidos, Canadá e Europa e que muito em breve novos tratados serão firmados. Grandes Lojas da Pennsylvânia e de Nova York reconhecem GOEMT No início de 2017, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso recebeu a agradável notícia de que a Grande Loja da Pennsylvania (The Right Worshipful Grand Lodge Of The Most Ancient And Honorable Fraternity Of Free AnTd Accepted Masons Of Pennsylvania) e a Grande Loja de Nova York (Grand Lodge of Free and Accepted Masons in the State of New York) aprovaram o pedido de reconhecimento apresentado pela Grande Secretaria das Relações Exteriores.

“As tratativas foram iniciadas em junho/2016, ainda na gestão do Soberano Grão-Mestre, irmão Osvaldo Sobrinho; e em setembro/2016, já sob a liderança do Soberano Grão-Mestre, irmão Ademir Amorim, formalizamos o pedido de reconhecimento às Grandes Lojas da Pennsylvania e de Nova York, duas das mais proeminentes e representativas Grandes Lojas dos Estados Unidos. A jornada ainda é longa, mas a cada dia percebemos que estamos no caminho certo”, afirmou o irmão André Leme.

. A Grande Loja da Pennsylvania foi fundada em 1731, possui mais de 100.000 membros filiados e 417 lojas; está sediada na Philadelphia (Masonic Temple, One North Broad St.). Por sua vez, a Grande Loja de Nova York, fundada em 1781, conta com mais de 40.000 membros e 513 lojas sob sua jurisdição; está sediada em Nova York (Masonic Hall, 71 West 23rd St).

Segundo o irmão André Leme, além do compartilhamento de território com a GLEMT, requisito indispensável para o reconhecimento, o GOEMT contou com o fundamental apoio do Mui Respeitável irmão Edmund “Ted” Harrison, Past Grande Sumo Sacerdote do Real Arco Internacional, em Nova York; e do Mui Respeitável irmão Thomas W. Jackson, Past Grande Secretário da Grande Loja da Pennsylvania e Presidente Ad Vitam da Conferencia Mundial das Grande Lojas Regulares, na Pennsylvania.

Para o irmão Ademir Lúcio de Amorim, “a liderança e visão dos irmãos Ted Harrison e Thomas Jackson tem contribuído fortemente para a integração e união da maçonaria em todo o mundo, especialmente no continente americano”.

A Grande Secretaria de Relações Exteriores está à disposição dos Irmãos para quaisquer esclarecimentos e/ou informações.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 20:14