Em Sessão Especial, GOEMT dá inicio aos Trabalhos de Nivelamento Ritualístico do REAA em Sinop

28/02/2023

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso realizou, no último sábado, no Or∴ de Sinop, os trabalhos de Nivelamento Ritualístico do Rito Escocês Antigo e Aceito.

Dirigido pelo Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, que estava acompanhado do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Liturgia e Ritualística, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, e do Grande Secretário Adjunto para Assuntos Nacionais da Grande Secretaria de Relações Exteriores, Ir∴ Oliveira Pereira dos Santos, o evento aconteceu no Templo da A∴R∴L∴S∴ 20 de Agosto - n. 41, daquele Oriente, e contou com a participação de 40 Obreiros.

Os trabalhos de Nivelamento Ritualístico contemplaram desde a preparação para a entrada no Templo, a Exortação, o Cortejo de entrada e saída de Autoridades do Templo, assim como do Pavilhão Nacional, passando pela abertura da Sessão, leitura do Balaústre, Expedientes, Giro do Saco de Propostas e Informações, assim como do Tronco de Beneficência, até chegar na Palavra a Bem da Ordem e do Quadro, culminando com o Encerramento Ritualístico, nos Graus I, II e III.

Na oportunidade foi, ainda, realizada a leitura comentada dos novos Rituais do REAA entregues pelo GOEMT, oportunidade em que a Comitiva do Grão-Mestrado apresentou orientações sobre como deve ser praticada cada etapa do Rito, sem deixar de enfocar aspectos das Sessões Magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação.

Participaram da Sessão de Nivelamento os Delegados Sérgio Vedoin Fogliato, da 6ª Região Administrativa, Marcelo Da Pieve, da 9ª Região Administrativa, e o Subdelegado 8ª Região Administrativa do GOEMT, Altair Chamorro, além dos Veneráveis Mestres Marcos Vieira Soares, da A∴R∴L∴S∴ 20 de Agosto - n. 41 (Or∴ Sinop), Mathias Peliccioni Pereira, da B∴A∴R∴L∴S∴ Fraternidade, Trabalho e Prosperidade - n. 19 (Or∴ Alta Floresta), Elias Luiz Faversan Barbieri, da B∴A∴R∴L∴S∴ Acácia Colidense n. 24 (Or∴ Colíder), Ederson Ailton de Araújo Maciel, da A∴R∴L∴S∴ Obreiros Vale do Rio Azul - 49 (Or∴ Santa Carmen), Marcos Kiyoshi Kubo, da A∴R∴L∴S∴ Vale do Lira - n. 45 (Or∴ Sorriso), e Willyans Luiz Cella, da A∴R∴L∴S∴ Igualdade e Justiça - n. 80 (Or∴ Sorriso).

Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, ressaltou a importância do Nivelamento Ritualístico, principalmente, após a revisão do Ritual do REAA. Menegatti agradeceu aos Veneráveis Mestres, Oficiais e Delegados das Regiões Administrativas pela participação, e assegurou a todos quanto à sua determinação, assim como do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, no sentido de continuar o trabalho sério, determinado e comprometido na defesa da tríade Igualdade, Fraternidade e Liberdade”. “Somos hoje quase três mil Obreiros, que, unidos nas tarefas fraternais diárias, fazem jus ao título de construtores sociais”, vaticinou Menegatti, que ainda destacou a importância e o reconhecimento internacional do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, “motivo de orgulho e fruto de um trabalho árduo, sério e honesto do Grão-Mestrado”, pontuou o Grão-Mestre.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 19:49