Em Sessão Especial, GOEMT realiza Assembleia de Abertura do Ano Maçônico de 2023

12/02/2023

Com as presenças do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Secretário-Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, Ilustre Ir∴ Geraldo Macedo, do Eminente Grão-Mestre de Honra Osvaldo Roberto Sobrinho, de Grandes Secretários, Assessores do Grão-Mestrado e Delegados de todas as regiões Administrativas, Deputados da PALM, representantes da Shriners International e Mestres Instalados, além de outras autoridades maçônicas, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso realizou, no último sábado, 11/02, no Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, sede do GOEMT, durante todo o dia, em Sessão Ritualística, a Assembleia de Abertura do Ano Maçônico de 2023.

Dirigido a Veneráveis Mestres, Vigilantes, Secretários, Tesoureiros, Mestres de Cerimônia e Oradores de Oficinas do GOEMT, o evento contou com a participação de cerca de mais de 450 Irmãos, representando aproximadamente 80 Lojas da capital e do interior.

Após um fraternal café da manhã oferecido aos participantes, deu-se a abertura ritualística da Sessão, sob o Malhete do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, auxiliado na Primeira Vigilância pelo Eminente Ir∴ Marcos Fonseca, Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, e na Segunda Vigilância, pelo Ilustre Ir∴ Henrique Ferreira Alves Neto, Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico.

Na pauta da Ordem do Dia, no período da manhã, duas importantes Palestras: A primeira, sobre o tema “O Simbolismo Astrológico e Duodenário Zodiacal no R∴E∴A∴A∴”, uma interessante abordagem sobre a influência do simbolismo astrológico e do Duodenário Zodiacal na caminhada maçônica, desde a Iniciação até o atingimento do Grau de Mestre, proferida pelo Ilustre Ir∴ Valério de Oliveira Mazzuoli, Membro do Ilustre Conselho e Assessor e Consultor Jurídico do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Já, a segunda Palestra, com o tema “Conhecendo o Sistema Potência”, foi proferida pelo Ilustre Ir∴ Pablo Vani, Analista de Sistemas e Diretor da Centersis Tecnologia da Informação, que, em uma apresentação simples e didática, desmistificou, para muitos, esse revolucionário sistema de administração de Lojas desenvolvido para o GOEMT, e que foi, inclusive, ‘exportado’ para outras Potências Maçônicas.

Após um intervalo para o almoço, servido no Espaço Gourmet do Palácio da Paz, retomada a Sessão, foi proferida pelo Ilustre Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, Ir∴ Geraldo Macedo, a Palestra “Conhecendo a C. M. I., uma apresentação das ações da entidade, suas finalidades e abrangência jurisdicional, além de outros aspectos que envolvem aquela importante entidade diretiva e representativa maçônica, que está em dois continentes, congrega 94 Potências e cerca de 500 mil Maçons.

A seguir, foi proferida a Palestra “A Gestão de minha Oficina”, pelo Ilustre Ir∴ Fernando da Costa Fernandes, Venerável Mestre da B∴A∴R∴L∴S∴, que, com a experiência de dois mandatos no Veneralato daquela importante Oficina, traçou uma abordagem sobre as diversas áreas da administração de uma Loja, promovendo importante transferência de informações úteis e necessárias ao dia a dia da gestão de uma Oficina.

Em seguida, a Pauta da Ordem do Dia da Sessão foi encerrada com a Palestra “Ano Maçônico 2023”, proferida pelos IIr. José Luiz Menna Barreto Neto, Grande Secretário de Economia e Finanças, que abordou a temática econômico-financeira do GOEMT e das Oficinas, admoestando a todos sobre a grande responsabilidade que envolve a gestão financeira de uma Loja, incluindo a importante questão da Mútua, e Mauro  Cesar Souza, Grande Secretário de Administração do GOEMT, que tratou com propriedade sobre as ações e finalidades da Pasta, o processo de Iniciação em Lojas e a preparação das eleições que acontecerão neste ano, além de outros assuntos administrativos.

Ao encerrar ritualisticamente os trabalhos da Sessão de Abertura do Ano Maçônico 2023, não sem antes colher a impressão do Orador do Ato, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir. Josué Paulo Fernandes, que após tecer breves e sábias palavras sobre o evento deu a Sessão por Justa e Perfeita, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Gelson Menegatti Filho, agradeceu a todos pela presença, revelou-se feliz pela expressiva participação dos Irmãos, especialmente do interior do Estado, e desejou a todos um ano Maçônico de grandes realizações e de crescimento na trajetória maçônica.

(ASCOM/GOEMT)                                                                                                              

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 13:15