Final de semana de Iniciações em Oficinas do GOEMT. 24 novos Irmãos foram recepcionados

21/11/2022

No último sábado (19/11), em Oficinas da Capital e do interior do estado, vinte e quatro novos irmãos foram iniciados nos Mistérios da Maçonaria Universal, somando-se aos mais de 2.400 Obreiros jurisdicionados ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Na B∴A∴R∴L∴S∴ Razão e Lealdade – nº 21, ao Oriente de Cuiabá, em Sessão Magna que contou com a participação de 65 Irmãos, sendo 33 do Obreiros do quadro e 32 visitantes das três Potências Maçônicas, receberam a Luz da Maçonaria os novos Irmãos Denilson de Barros Frota, Alexandre Waldvogel Neto, Eduardo Alves Ferreira Neto Filho, Rodrigo Santos Silva, Heitor Palharini Joaquim Santana, Emilio Pereira de Souza, Jorge Alico Altamiro Sguarezi e Gustavo Henrique de Carvalho. A propósito, o Neófito Gustavo Henrique de Carvalho deveria ter sido iniciado na semana passada, pela A∴R∴L∴S∴ Novo Milênio – nº 40, o que não aconteceu em razão de que, estando em viagem, teve problemas com o voo de retorno a Cuiabá, não conseguindo chegar a tempo da Cerimônia. Porém, com a permissão do GOEMT e concordância da Diretoria da B∴A∴R∴L∴S∴ Razão e Lealdade – nº 21, sua iniciação deu-se juntamente dos candidatos daquela Oficina.

A Sessão, conduzida com destacado brilhantismo pelo Venerável Mestre, Ir∴ Amauri Menacho, contou com as presenças do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Administração do GOEMT, Ir∴ Mauro Cesar Souza, e do Grande-Procurador do GOEMT, Ser∴ Ir∴ Ademir Joel Cardoso, além de Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Juízes do Tribunal de Justiça Maçônico, Veneráveis Mestres e representantes de Lojas das três Potências Maçônicas regulares de Mato Grosso Grosso.

Falando ao final da Sessão, o Sereníssimo Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, deu as boas-vindas aos novos Irmãos, “que aceitaram o nosso convite”, e congratulou o Venerável Mestre pela condução da Sessão, assim como aos Oficiais que o auxiliaram nos trabalhos, mencionando a dificuldade que envolve, naturalmente, uma Sessão de Iniciação. “Quanto mais em se tratando de uma cerimônia de Iniciação de oito candidatos”, avaliou. O Ir∴ Josué destacou a presença do ilustrado Ir. Emeneus Alves Santana, que pouco antes promovera um breve escorço sobre a fundação daquela Augusta Oficina. O Ir. Emeneus – lembrou bem o Grão-Mestre Adjunto – completou, nesse ano, cinco décadas de vida maçônica, sendo, a propósito, um dos poucos fundadores vivos da B∴A∴R∴L∴S∴ Razão e Lealdade. Citando o exemplo do Ir∴ Emeneus, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto  exaltou o legado daqueles que nos antecederam, “de cujos sonhos somos porta-vozes, e, portanto, geração destinada a lhes dar continuidade”. 

B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração - nº 8. Também no sábado, 19/11, em Sessão bem conduzida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Celso Bett, e que contou com as presenças do Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, do Presidente em exercício da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir∴ Alessandro Ferreira da Silva, do Potentado Shriners e Juiz Eleitoral, Ir∴ Jarbas Leite Fernandes, bem como do Subdelegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Carlos Apoitia, além de outras autoridades e representantes de Lojas das três Potências Maçônicas Regulares em Mato Grosso, a B∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração - nº 8, ao Oriente de Cuiabá, promoveu a Cerimônia de Iniciação dos agora Neófitos Rodrigo Miranda Pedrosa, Jean Marcel de Almeida Barros, Luiz Antônio Ehret Garcia, Gilbert Ronald Lopes Florêncio, Erick Gil de Paula, Willians Barreto Kauffmann e André Luiz Guimarães Araújo.

Pronunciando-se ao final dos trabalhos, o Eminente Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso Ir. Osvaldo Sobrinho destacou o protagonismo daquela laboriosa Oficina e congratulou o Venerável Mestre e Oficiais da Loja pelo que chamou de “perfeita condução dos trabalhos”, O Grão-Mestre de Honra ainda deu as boas-vindas aos novos Aprendizes Maçons, desejou-lhes sucesso e exortou-os a permanecerem firmes nos ideais e propósitos maçônicos, "tão caros para todos nós".

A∴R∴L∴S∴ Equidade - nº 44. Ainda no sábado, 19/11, em Sessão Magna conduzida pelo Venerável Mestre, Ir∴ José Antonio Santini, e que teve a participação de 29 Irmãos, entre Obreiros do quadro e visitantes, a A∴R∴L∴S∴ Equidade - nº 44, ao Oriente de Querência, promoveu a Iniciação de cinco novos Irmãos, os agora Aprendizes Maçons Ignor Cleiton Galon, Dervalei Hernandes Silveira Júnior, Márcio Galon de Andrade, Otávio Henrique Borges Bueno e Clóvis Alberto Tozo.

A Sessão Magna foi abrilhantada, ainda, pelas presenças do ilustre Delegado da 11ª Região Administrativa, Ir∴ Vanderlei Almeida Amaro, e do Venerável da A∴R∴L∴S∴ Acácia do Ribeirão Bonito, Ir∴ João Paulo Antonino Carvalhaes, além de representantes de várias Lojas daquela importante região.

A∴R∴L∴S∴ Acácia Vale do Guaporé - nº 66. No mesmo sábado, 19/11, em Sessão que contou com a presença do ilustre Subdelegado da 2ª Região Administrativa do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Elias Tobal, a A∴R∴L∴S∴ Acácia Vale do Guaporé - nº 66, ao Oriente de Pontes e Lacerda, promoveu, sob o Malhete do Venerável Mestre, Ir∴ Gilmar Maldonado Roman, auxiliado pelos Oficiais da Oficina, uma bela Sessão Magna de Iniciação de cinco candidatos, a saber, os agora Neófitos Luiz Juliano Valério Geron, Paulo Rogério de Souza e Silva, Manoel Estácio Lucas Neto e Lair Aureliano Valente Pires.

A Sessão Magna de Iniciação contou com a participação de 27 Irmãos, entre Obreiros do quadro e visitantes de Lojas das três Potências Maçônicas de Mato Grosso

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 16:52