Sessão Conjunta no Grau de Aprendiz reúne Lojas do GOB-MT e do GOEMT

15/11/2022

Uma memorável Sessão Conjunta entre a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Razão e Justiça – nº 2202, Benfeitora da Ordem (GOB-MT) e a Benemérita Augusta Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana – nº 1 (GOEMT) reuniu, na última segunda-feira, 14/11, o expressivo número de 176 Irmãos, entre Obreiros dos quadros das duas Oficinas e Visitantes de 35 Lojas das três Potências Maçônicas regulares de Mato Grosso.

Presidida pelo Venerável Mestre da Oficina anfitriã, Ir∴ Ivo Ferreira Mendes, a Sessão Conjunta contou com as presenças do Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Ivo Matias, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, em exercício no Grão-Mestrado, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Poderoso Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Valmiro Pinheiro, e do Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana - nº 1, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, além de Grandes Secretários e Deputados das duas Potências Maçônicas, Veneráveis Mestres e representantes de Lojas.

Na Ordem do Dia da Sessão, foi proferida pelo Secretário de Educação do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Marcos Ribeiro, uma interessante palestra, com o tema “Aspectos Esotéricos da Sessão Ritualística", uma verdadeira viagem pela construção do Templo interior do Iniciado, com profunda abordagem acerca do conhecimento, da filosofia e do esoterismo, premissas que, entre outras, permeiam o conjunto de fundamentos da Maçonaria Universal.

Falando ao final da histórica Sessão, o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, Ir∴ Ivo Matias, agradeceu a todos pela presença e congratulou os Veneráveis Mestres das duas Oficinas pela iniciativa da Sessão, afiançando a união das três Potências Maçônicas regulares de Mato Grosso em torno dos objetivos da Maçonaria. O Grão-Mestre do GOB-MT ainda felicitou o Ir∴ Marcos Ribeiro pela palestra e exortou a todos não apenas à absorção do conhecimento proporcionado pela temática da palestra, mas, principalmente, à sua aplicação como estratégia na busca diária pelo aperfeiçoamento de nossa sociedade, “razão maior da existência da Maçonaria”.

Já, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, em exercício no Grão-Mestrado, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, que é membro da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana - nº 1, após felicitar os Veneráveis Mestres das duas Lojas, IIr∴ Ivo Ferreira Mendes e Bismarck Castillo Carvalho, respectivamente, pela feliz iniciativa da Sessão conjunta, se disse feliz em ver tantos Irmãos reunidos em um Templo. O Ir∴ Josué, dirigindo-se ao Eminente Grão-Mestre do GOB-MT, Ir∴ Ivo Matias, afirmou testemunhar seu esforço e dedicação, ao lado dos Grão-Mestres do GOEMT e da GLEMT, IIr∴ Gelson Menegatti Filho e Eleuzino Leão, pelo triunfo da Maçonaria em Mato Grosso. O Grão-Mestre em exercício ainda elogiou a palestra proferida pelo Ir. Marcos Ribeiro e exortou aos irmãos a uma reflexão profunda sobre a temática, citando algo que, conforme afirmou, ouviu certa feita e que vem ao encontro do tema tratado na Palestra. “Nós não somos compostos apenas de simples reações químicas e orgânicas. Somos, também, espírito. E, como tal, devemos estar sempre em constante evolução, no propósito de, melhorando-nos, melhorar a sociedade em que estamos todos inseridos”, concluiu o Ir∴ Josué.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 05:25