Grande Oriente do Estado de Mato Grosso celebra 50 anos de fundação

16/10/2022

As festividades de comemoração do Cinquentenário da fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso foram abertas na última quarta-feira, 12/10, no Palácio da Paz, sede do GOEMT, com a inauguração de um lindo painel em azulejos estampando as 87 Lojas jurisdicionadas à Potência, além de Oficinas do vizinho estado de Mato Grosso do Sul cujas histórias se entrelaçam com a história do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, a saber, a A∴R∴L∴S∴ Caridade e Silêncio (GOB/Corumbá), a A∴R∴L∴S∴ Pharol do Norte (GOB/Ladário), a A∴R∴L∴S∴ Estrela do Oriente - n. 1 (GOMS/Corumbá), a A∴R∴L∴S∴ Regente Feijó IV - n. 4 (GOMS/Três Lagoas), a A∴R∴L∴S∴M∴E∴ União e Fraternidade IV - n. 6 (GOMS/Campo Grande), a A∴R∴B∴O∴L∴S∴ Ordem, Trabalho e Progresso - n. 1.806 (GOB/Naviraí) e a A∴R∴L∴S∴ Fraternidade e Segredo (GOMS/Campo Grande).

Na oportunidade, o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso condecorou, com as Medalhas de Bronze, Prata, Ouro e Diamante, Irmãos que completaram 25, 30, 35 e 40 anos mais, respectivamente, de atividades maçônicas ininterruptas, todos Obreiros da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana - n. 1 que, na mesma data, completou 122 anos de atividades maçônicas ininterruptas. 

Ainda na quarta-feira, 12, foi inaugurado o Monumento “Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho”, uma linda rocha extraída da Serra de São Vicente, com mais de cinco toneladas, esculpida e estrategicamente instalada nos jardins à frente do Palácio da Paz. Estavam presentes, além do homenageado e familiares, várias autoridades maçônicas e do mundo profano. O Ir. Osvaldo Roberto Sobrinho foi o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso entre junho de 2013 e junho de 2016, período de grandes conquistas para a Potência.

Sessão Pública - No sábado, 15/10, com uma linda Sessão Pública que contou com a participação de mais de 400 Irmãos, realizada no “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso encerrou a semana de festejos do Jubileu de Ouro da Potência, completado no último dia 12/10/2022. Durante a Sessão, em um momento carregado de forte emoção, o Grão-Mestrado condecorou com as Medalhas de Bronze, Prata, Ouro e Diamante Irmãos, de diversas Oficinas, que completaram 25, 30, 35 e 40 anos mais de atividades maçônicas ininterruptas.

Antes, porém, na presença de autoridades maçônicas nacionais e internacionais, além de convidados, foi lançado pelo Grão-Mestrado, no Saguão do Palácio da Paz, sede da Potência, o Selo Comemorativo dos Correios, em alusão ao Cinquentenário do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

A Sessão, propriamente dita, foi dirigida pelo Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e contou com a participação de autoridades maçônicas nacionais e internacionais, como o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, que atuou como Orador do ato, o Secretário-Geral da C.M.I., Irmão Geraldo Macedo, o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, Ir∴ Eleuzino Leão, acompanhado de seu adjunto, Ir∴ Pedro Calazans, o Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Ir∴ Henrique Alves Ferreira Neto, o Presidente em exercício da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir∴ Alessandro Ferreira da Silva, que atuaram como Primeiro e Segundo Vigilantes, respectivamente, o Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir. Rodrigo Ribeiro Verão, que auxilou os trabalhos no cargo de Primeiro Diácono, os Grão-Mestres dos Grandes Orientes dos Estados de Santa Catarina, Ir∴ Sérgio Walnner, de Mato Grosso do Sul, Ir∴ Bento Duailibi, de Rondônia, Ir∴ Jack Stewart, de Goiás, Ir∴ Rogério Grecco, e do Acre, Ir∴ Francisco N. de Souza, o Grão-Mestre do Mui Ilustre Grande Conselho de Mestres Reais e Seletos para a República Federativa do Brasil, Ir∴ Rafael Soneghet, o Potentado do Hikmat Shriner, Ir∴ Jarbas Leite Fernandes, o Representante da Grande Loja Simbólica do Paraguai, Ir∴ Fernando Ramos, o Representante do General Grand Council of Cryptic Masons International, Ir∴ Sean Gardiner, e o Grão-Mestre do Grande Conselho de Maçons Crípticos do Distrito de Columbia (EUA), Ir∴ Uzo Erik Chukwu.

Abrilhantaram a Sessão, ainda, os Eminentes Grão-Mestres de Honra do GOEMT IIr∴ Ananias Vieira da Silva, Ademir Lúcio de Amorim, Osvaldo Roberto Sobrinho e José Simione, o Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do R∴E∴A∴A∴ no Estado de Mato Grosso, Ir∴ Vanderlei Busnardo, o Egrégio Mestre da Grande Oficina 7 de Setembro para os Autos Graus do Rito Brasileiro, Ir∴ Mateus Fernandes, o representante da Grande Loja Maçônica do Estado de Espírito Santo, Ir∴ Jorge Valle dos Santos, o representante do Grande Oriente do Paraná, Ir∴ Gil Alessandro Zwir, bem como Grandes Secretários, Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Juízes dos Tribunais de Justiça e Eleitoral do GOEMT, Assessores, Veneráveis Mestres e representantes de Lojas.

Durante a Sessão, foi lançado o Livro "50 Anos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso", pela Editora Carlini & Caniato, um belo trabalho que teve a coordenação do Produtor Cultural Ir∴ José Paulo da Motta Traven. Além disso, foi apresentado um vídeo resgatando momentos da história do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso até seu Jubileu de Ouro, trabalho que também teve a corrdenação do Ir∴ Paulo Traven.

Ainda durante a Sessão, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, através do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, foi homenageado pelos Grão-Mestres dos Grandes Orientes dos Estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás e Acre, além do Representante da Grande Loja Simbólica do Paraguai, Ir∴ Fernando Ramos.

Em seu discurso de encerramento, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu a todos pela presença, dizendo-se feliz e realizado por poder, na condição de Grão-Mestre, vivenciar esse momento histórico da Potência. “O momento não é apenas de comemoração. É, também, momento de lembrarmos dos nossos antepassados, que desde o final do século 19, ainda sob a égide do Estado uno, vinham edificando em Mato Grosso os Templos que hoje frequentamos e utilizamos. Não fosse o trabalho árduo desses bravos guerreiros, apaixonados pela Maçonaria, não seríamos o que somos hoje e, certamente, não estaríamos aqui. Por isso, sua luta e esforço incessantes deverão ser sempre lembrados por nós, nas homenagens que fazemos e também no íntimo de nossos espíritos”, concluiu Menegatti, não sem antes parabenizar a todos os Maçons que fazem parte do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. “Parabéns a todos os Irmãos que fazem deste Grande Oriente um ambiente de paz, de amor e de fraternidade”.

Após a Sessão, em um clima de alegria e descontração, foi servido um Ágape fraternal aos Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 17:13