B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n. 1 celebra os 122 anos de sua fundação

14/10/2022

Com as presenças do Soberano Grão-Mestre e do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, IIr∴ Gelson Menegatti Filho e Josué Paulo Fernandes, respectivamente, a B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana n. 1, ao Oriente de Cuiabá, realizou, na última segunda-feira, 10, uma bela Sessão Comemorativa para celebrar seus 122 anos de fundação e atividades ininterruptas.

Na oportunidade, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Irmão Josué Paulo Fernandes, procedeu ao que se chamou um “Resgate de Marcos Históricos” da Benemérita Augusta Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabá. Com propriedade, o Ir∴ Josué, que é membro daquela Oficina, discorreu sobre fatos de sua linda história, enaltecendo o importante legado de seus idealizadores para a Maçonaria como um todo, mas, especialmente, para a Ordem Maçônica Mato-grossense.

Para o Venerável Mestre daquela Oficina, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, sob cujo malhete a Sessão foi realizada, constitui enorme orgulho e não menor honra participar desse momento histórico da vida da Oficina e “poder reverenciar nossos fundadores e seu importante legado para a sociedade mato-grossense”. “Que jamais abandonemos os ideais e exemplos daqueles que nos antecederam, mantendo-nos firmes nesse propósito de construção de uma sociedade mais justa e igualitária para as futuras gerações”, sintetizou o Ir∴ Bismark.

Participaram da Sessão, ainda, os Eminentes Grão-Mestres de Honra do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, IIr∴ Ademir Lúcio de Amorim e José Simione, o Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, os ilustres deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT IIr∴ Luiz Celso Novaes e Raimundo Pereira D’Oliveira Filho, o Grande Secretário Adjunto da Guarda dos Selos, Ir∴ Alberto Feguri, o Grande Secretário Adjunto de Liturgia e Ritualística para o REAA, Ir∴ Joaquim Curvo de Arruda, e o Grande Secretário Adjunto de Relações Interiores, Ir∴ Walmor Nazareno Faé, além de Veneráveis Mestres e representantes de Lojas.

Falando ao final da Sessão, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, congratulou a diretoria e Obreiros daquela centenária Oficina pelos 122 anos de sua fundação, se disse feliz por testemunhar, na condição de Grão-Mestre, aquele momento histórico da Oficina, e reverenciou a saga dos antecessores, mencionando as dificuldades enfrentadas para fazer Maçonaria naquele longínquo período. Menegatti ainda convidou a todos para os atos de comemoração do Cinquentenário do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, completado no último dia 12 de outubro.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/03/2024 09:07