Em Sessão festiva, A∴R∴L∴S∴ 20 de Setembro - nº 61 celebra 12 anos de fundação

27/09/2022

Com homenagens a fundadores e ex-Veneráveis, uma bela Sessão Econômica Comemorativa celebrou, na última quinta-feira, 22/09, os 12 anos de fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica 20 de Setembro – nº 61, ao Oriente de Cuiabá. A Oficina, que pratica o Rito Brasileiro, foi fundada no dia 20 de setembro de 2010 e teve como seu primeiro Venerável o ilustre Ir∴ Milton Jurandi, que, a exemplo dos demais Veneráveis Mestres da Oficina, foi homenageado na Sessão, em que se lembrou, também, seus fundadores, alguns dos quais presentes à comemoração.

A Sessão, que contou com a participação de 37 Irmãos, foi abrilhantada pelas presenças do Grande Procurador Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ José Carlos Menegatti, que representou o Grão-Mestrado, do Grande Secretário de Administração do GOEMT, Ir∴ Mauro Cesar Souza, do Grande Secretário Adjunto para Assuntos Nacionais da Grande Secretaria de Relações Exteriores do GOEMT, do Grande Secretário Adjunto de Relações Interiores, Ir∴ Paulo Cesar Borges, e dos Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT IIr∴ Marcelo Ângelo de Macedo, Milton Jurandi e Joaquim Rodolfo Marçal Galli, além de Veneráveis Mestres e representantes de Lojas das três Potências Maçônicas regulares.

No Quarto de Hora de Cultura da Sessão, foi apresentada pelo Ir∴ André Barcelos, Obreiro do quadro, uma bela palestra, com o tema “A Maçonaria e a Revolução Farroupilha, em que se resgatou a história da batalha e o envolvimento da Maçonaria no episódio. Travada durante dez anos (1835-1845), a Guerra dos Farrapos, como também ficou conhecida, se tornou a luta armada mais longa da história do país, estando, de um lado, o governo imperial brasileiro e, de outro, a elite gaúcha insatisfeita com os altos impostos cobrados sobre seus produtos, especialmente, o charque. Uma guerra que, segundo narra a história, não teve vencedor.

Ainda no Quarto de Hora de Cultura da Sessão, o Ir∴ André Barcelos discorreu, com visível entusiasmo, sobre a iniciativa de se narrar, em um livro, a história da Oficina. O livro, que já está sendo concebido, será lançado no ano que vem, por ocasião do 13º Aniversário da Loja, segundo afirmou o Venerável Mestre da Loja, Ir∴ Audinei Santana.

Ao final da Sessão, o Venerável Mestre, Ir∴ Audinei Santana da Costa, agradeceu a todos pela presença e se disse feliz e honrado por fazer parte de um momento tão importante na vida da Oficina. O Ir∴ Audinei reforçou a iniciativa da produção do livro e afirmou ter apoiado desde o início da ideia de se materializar em uma obra escrita a história da Loja.

Após a Sessão, em clima de comemoração, foi servido um Ágape especial para os Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados, com direito a um lindo bolo decorado com a logo da Oficina.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 21:23