Grão-Mestrado realiza 1º Encontro de Nivelamento Ritualístico do Rito Brasileiro

14/09/2022

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso promoveu, nos dias 09 e 10/09/22, no Templo Nobre Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino, o 1º Encontro de Nivelamento Ritualístico do Rito Brasileiro, com duas Sessões Especiais. Na sexta, 09, o encontro reuniu Veneráveis Mestres, Vigilantes, Mestres de Cerimônias, Diáconos, Expertos e Chanceleres Hospitaleiros de Oficinas da capital e do interior para uma troca de informações e instruções visando a padronização da Ritualística para o 1º Grau da Maçonaria em Lojas da Potência.

O encontro, em seu primeiro dia, aconteceu na forma de Sessão Econômica do Primeiro Grau e foi conduzido pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, auxiliado pelos IIr∴ Alessandro (1º Vigilante), Marcelo Diniz dos Santos (2º Vigilante) e Josué Paulo Fernandes (Orador).

Já, no sábado, 10/09, a Sessão Especial de Nivelamento foi aberta no Grau II, sendo transmitidas orientações para os Companheiros Maçons, transformando-se, seguida, em Sessão de Mestre. Em ambos os Graus, a Sessão, tal qual a de sexta-feira, foi conduzida pelo Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, sendo auxiliado pelos Primeiro e Segundo Vigilantes, IIr∴ Alessandro Ferreira da Silva e Marcelo Diniz dos Santos, respectivamente, atuando, ainda, como Orador, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes.

As instruções e orientações, nos Graus I, II e III, foram transmitidas pelo Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer, bem como pelo próprio Soberano Grão-Mestre, sendo que, a cada momento, a Sessão era interrompida para se sanar as dúvidas que iam surgindo.

Na opinião do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer, o evento alcançou plenamente seus objetivos. “Nosso objetivo central era nivelar a ritualística e a prática do Rito Brasileiro em nossas Lojas. E isso, levando-se em conta o nível das discussões, bem como das intervenções feitas durante as Sessões, tanto do Grau I como dos Graus II e III, foi plenamente alcançado. Há que se ressaltar, ainda, a expressiva participação dos IIr do interior, o que nos deixou muito satisfeitos”, concluiu o Ir. Schommer.

Já, para o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o objetivo, que era buscar uma padronização da prática da Ritualística nas Lojas do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, foi alcançado. “Percebemos que havia certa confusão na interpretação de nossos Rituais, nos três Graus, nas Lojas que praticam o Rito Brasileiro. Então, a ideia, quando concebemos a realização das Sessões de Nivelamento, era justamente buscar uma padronização na prática desse rito, que é um dos que mais crescem em nossa Potência. Estamos convencidos de que alcançamos esse objetivo”, afirmou Menegatti, que ainda agradeceu aos IIr pela expressiva participação no evento. “Queremos agradecer a todos os Irmãos que participaram das Sessões, especialmente aos do interior, que não mediram esforços e compareceram, nos auxiliando na missão de fortalecer o Rito Brasileiro em nossa Potência“, concluiu Menegatti.

(ASCOM-GOEMT)

 

 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 10:31