Em Sessão Magna Conjunta, Acácia Cuiabana nº 1 e União e Força nº 2 celebram 122 anos

31/08/2022

Com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, uma Sessão Magna Conjunta celebrou, na última segunda-feira, 29, no Oriente de Cáceres, os 122 anos de fundação das B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1 e A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2.

122 anos de fundação de duas Oficinas cujas histórias se confundem com a própria saga da Maçonaria no estado de Mato Grosso. Curiosa e emblematicamente, 122 Irmãos, das três Potências Maçônicas, se fizeram presentes ao ato, que serviu, ainda, para homenagear o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que completará, em outubro próximo, 50 anos de fundação, “Edificando Templos, Plantando Harmonia e Transformando a Humanidade”.

A Sessão, que foi presidida pelo Venerável Mestre da Oficina anfitriã, Ir∴ Amarildo Lima de Freitas, tendo ao lado o Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana nº 1, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, contou, ainda, com as presenças do Eminente Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Ademir Lúcio de Amorim, do Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo Costa, dos Delegado e Subdelegado da 2ª Região Administrativa do GOEMT, IIr∴ Benedito Luiz de Souza e Elias Rodrigues Tobal, respectivamente, do Grande Secretário de Liturgia e Ritualística do GOEMT, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, do Grande Secretário de Formação e Cultura do GOEMT, Ir∴ Luiz Jorge Schommer Neto, do Grande Secretário do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito, Ir∴ Luiz Antonio de Lara, e do Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo DeMolay Acácia Cuiabana, Ir∴ Aristotelino Alves Praeiro Filho, além de Veneráveis Mestres e representantes de nove Oficinas de Cuiabá e daquela região.

Na abertura da Ordem do Dia, foi proferida, pelo Ir. José Armando Costa Júnior, Obreiro e 1º Vigilante da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – nº 1, uma interessante Palestra, tendo como título "Visão de futuro em tempos de mudanças".

Durante a Sessão Magna foram, ainda, entregues a Irmãos da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força nº 2, pelos relevantes trabalhos prestados à Maçonaria Mato-grossense, as Comendas “Estrela de Bronze (25 anos de atividades maçônicas ininterruptas), “Estrela de Prata” (30 anos), “Estrela de Ouro” (35 anos) e “Estrela de Diamante” (40 anos). Com a Comenda “Estrela de Bronze” foram contemplados os IIr∴ João Celso de Macedo e Marcelo Emerson Freitas de Oliveira. Já com a “Medalha de Prata, os IIr∴ Antonio José Monteiro, Jorge Luiz de Souza Pires e José Marcio Faria Leite. Com a Comenda “Estrela de Ouro”, foram homenageados os IIr∴ José Esteves de Souza Júnior e Leontino Alves de Magalhães. Por fim, com a Comenda “Estrela de Diamante, foram contemplados os IIr∴ Cláudio Palma Dias, Joaquim Castrillon, Joaquim Marinho de Carvalho, José dos Santos |Malhado, Paulo Rodrigues da Cunha Neto, Pedro Souza de Oliveira e Waldir Fanaia Dias.

Ainda na Ordem do Dia da Sessão, o Ir∴ Aristotelino Alves Praeiro Filho procedeu à leitura de documento-homenagem ao saudoso Ir∴ Aristotelino Alves Praeiro, seu pai, narrando parte de sua história e saga na vida maçônica, tendo sido um Obreiro exemplar, indispensável no seu tempo e que permanece inolvidável na lembrança perene dos mato-grossenses, cujo legado impulsiona a muitos a seguirem firmes na missão permanente e inarredável de edificar boas obras, promover a verdade e a reconhecer seus semelhantes como irmãos. Após lido, o documento foi entregue, como homenagem, ao Ir∴ Alexandre Brailowsky Fernandez, que, recentemente, proferiu, aos IIr∴ da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana, uma Palestra que enfocou a vida e a saga do saudoso Ir∴ Aristotelino Alves Praeiro, mencionando sua dedicação à causa maçônica e aos valores que a Instituição prega. O Ir∴ Aristotelino faleceu no ano de 1993, após 37 anos de vida maçônica.

Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu a todos pela marcante presença, lembrou a grande contribuição de nossos antepassados e mencionou a dedicação daqueles Irmãos que, não obstante enfrentassem um período de grandes dificuldades, conseguiram levar avante sua missão de “preparar o caminho para que hoje pudéssemos estar aqui, dando continuidade a essa linda história”. Menegatti destacou, ainda, o bom momento que vive o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, que completa, no próximo mês de outubro, 50 anos de fundação, “Edificando Templos, Plantando Harmonia e Transformando a Humanidade”.    

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 20:14