Com Sessões Conjuntas, GOEMT, GLEMT e GOB-MT celebram a Semana do Maçom

20/08/2022

Em noite festiva, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso recepcionou, no último dia 16/08, em seu “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, sede da Potência, autoridades e obreiros das três Obediências Maçônicas, de Mato Grosso e de outros estados do País, para uma memorável Sessão Conjunta, como parte das comemorações da Semana do Maçom. A Sessão, que contou com a expressiva participação de 562 Irmãos, foi dirigida pelo Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, tendo como Primeiro Vigilante o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica em Mato Grosso, Ir∴ Eleuzino Leão, e como Segundo Vigilante, o Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em Mato Grosso, Ir∴ Ivo Matias, enquanto, na Oratória, atuou o Sereníssimo Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes.

Abrilhantaram a Sessão, ainda, os Grão-Mestres de Honra do GOEMT IIr∴ Ademir Lúcio de Amorim, Osvaldo Roberto Sobrinho e José Simioni, o Secretário-Geral da Confederação Maçônica Interamericana, Ir∴ Geraldo Macedo, o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, Ir∴ Sérgio Wallner, o Poderoso Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT, Ir∴, Valmiro Pinheiro, bem como o Eminente Grão-Mestre Adjunto da GLEMT, Ir∴ Pedro Calazans, o Eminente Grão-Mestre de Honra e Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Ir∴ Diogo Douglas Carmona, o Eminente Presidente do Tribunal de Justiça Maçônica, Ir∴ Henrique Alves Ferreira Neto, o Ilustríssimo Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico, Ir∴ José Airton Fidelis, o Potentado do Hikmat Shriner, Ir∴ Jarbas Leite Fernandes, o Eminente o Past Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, Ir∴ Alor Tissot, e o Grande Secretário de Relações Exteriores do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, Ir∴ Toni Haag, além de Deputados das Assembleias Legislativas Maçônicas, Grandes Secretários, Delegados das Regiões Administrativas do GOEMT e Veneráveis Mestres, entre outras autoridades das três Potências Maçônicas.

Na Ordem do Dia, foi proferida, pelo Past Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, Ir∴ Rubens Franz, uma interessante Palestra, com o tema “Autopoiesis do Iniciado e O que vindes aqui fazer”, uma verdadeira imersão na essência iniciática.

GOB-MT – Antes, no dia 15/08, abrindo a Semana do Maçom, foi realizada, no Templo Nobre do Grande Oriente do Brasil em Mato Grosso, Sessão Conjunta dirigida pelo Eminente Grão-Mestre do GOB-MT, Ir∴ Ivo Matias, auxiliados pelos Primeiro e Segundo Vigilantes, o Soberano Grão Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica – MT, Ir∴ Eleuzino Leão, respectivamente. Durante a Sessão, foi proferida pelo Ir∴ Marco Marrafon, Grande Secretário de Relações Exteriores da GLEMT, uma palestra com o tema “A Maçonaria e a Defesa da Liberdade na Era Digital”.

Participaram da Sessão Conjunta, ainda, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEM, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Santa Catarina, Ir∴ Sergio Wallner, e o Secretário Geral da Confederação Maçônica Interamericana, Ir∴ Geraldo Macedo, além de outras autoridades.

GLEMT – Fechando a Semana do Maçom, no dia 18/07, a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso reuniu, no Palácio da Harmonia, sede da Potência, em Sessão Conjunta dirigida pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, Ir∴ Eleuzino Leão, cerca de 250 Irmãos de vários Orientes, das três Obediências Regulares. As Primeira e Segunda Vigilâncias foram ocupadas, respectivamente, pelo Eminente Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Ir∴ Ivo Matias, e pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho.

A Sessão foi abrilhantada, ainda, pelas presenças do Grão-Mestre Adjunto da GLEMT, Ir∴ Pedro Calazans, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Ilustre Secretário-Geral da Confederação Maçônica Interamericana, Ir∴ Geraldo Macedo, e do Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica Mato Grosso, Ir∴ Antônio Hans, entre outras autoridades maçônicas. Durante a Ordem do Dia da Sessão Conjunta, foi proferida uma Palestra pelo Ir∴ Murilo Bianchini, Grande Secretário de Previdência e Assistência do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, tendo como tema “A Fraternidade em tempos de Covid”.

Para o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o evento superou todas as expectativas, tanto de participação dos Irmãos como do ponto de vista da qualidade dos temas tratados nas três Sessões Conjuntas. “A expressiva quantidade de Irmãos presentes às três Sessões mostrou a força e o especial momento que vive a Maçonaria Mato-grossense. Na Sessão conjunta em nosso Templo Nobre, recebemos 562 Irmãos, superando as nossas expectativas. Ou seja, estão de parabéns, portanto, os Grão-Mestres e Obreiros das Potências coirmãs, que, ao nosso lado, não mediram esforços para o sucesso alcançado nos três eventos que marcaram com brilho a Semana do Maçom. Que possamos continuar avançando nessa missão de nos unir cada vez mais em torno de nossos objetivos comuns, quais sejam, nos aprimorarmos, a cada dia, como homens e cidadãos, e melhorar a sociedade em que estamos inseridos. Parabéns aos Maçons Livres do Estado de Mato Grosso e do Brasil pelo seu dia!

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/03/2024 11:27