Em Sessão Festiva, B∴C∴A∴R∴L∴S∴ Luz e Trabalho II nº 4 celebra 60 anos de fundação

17/08/2022

18 de agosto próximo será, por certo, um dia especialmente diferente, para a Maçonaria Mato-grossense e brasileira, mas, também, para a cidade de Poxoréu e região. Nesse dia, há 60 anos, 12 abnegados Irmãos reuniram-se em Sessão para fundar a hoje Benemérita Cinquentenária, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Trabalho II - nº 4, jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, e que muito tem, ao longo de sua pujante história, através de suas ações, contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconômico daquela cidade e região. Segundo narra a Ata da Sessão, foram os seguintes os Irmãos que, naquela data histórica, deram início à saga que está próxima de completar 60 anos:

Hélio Nunes de Oliveira (Venerável Mestre), Leolio Rodrigues Silva (1º Vigilante), Claudio Albernaz de Albuquerque (2º Vigilante), Joaquim Nunes Rocha (Orador), Deoclides Marques de Souza (Secretário), Manoel Antonio Ramos (Tesoureiro), Antonio Nogueira Luna (Chanceler), Etelvino Moreira Lemos (Cobridor), além dos Ir∴ Eoni Souza Lima, José Dias Coutinho e Serafim Carvalho Neto, que não ocuparam cargos na Sessão de Fundação, todos, já, no Oriente Eterno.

Participaram daquela memorável Sessão, ainda, os Irmãos visitantes José Silvério de Magalhães Artezato, João José Freire e Manuel Miraglia, ambos da BARCLS Acácia Cuiabana – n. 01, William Drogscki, Obreiro da BCARLS São João de Guiratinga – n. 03, Irani Soares, da Loja Maçônica 28 de Julho, ao Oriente de Jataí – GO, e José Barros Santana, Obreiro da Loja Maçônica Luz e Caridade, ao Oriente de Uberlândia - MG.

Para celebrar a importante passagem, a Benemérita Cinquentenária, Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz e Trabalho II - nº 4 realizou, no último dia 13/08, com a presença do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, uma Sessão Especial Comemorativa que contou com a participação de 48 Irmãos, sendo 20 Obreiros de seu quadro e 28 Visitantes dos Orientes de Cuiabá, Campo Verde, Rondonópolis, Guiratinga e Primavera do Leste.

Abrilhantaram a Sessão, ainda, o Delegado da 12ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Marco Antônio Dotto, Ir∴ Jaci Ribeiro de Paiva, Delegado da 3ª Região Administrativa, Jaci, do Subdelegado da 12ª Região Administrativa, Ir∴ Antônio Nival, e do Delegado da Grande Maçônica de Mato Grosso na região de Alto Paraguai, Ir∴ Milton Rocha, além de Veneráveis Mestres e representantes de Lojas.

A Sessão foi presidida pelo Venerável Mestre da Loja, Ir∴ Danilo Cavalcante de Oliveira, que agradeceu as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, bem como das demais autoridades presentes. O Ir∴ Danilo relembrou a saga dos Irmãos que, nos idos de 1962, deram início à Loja. “Quero dizer que nosso alicerce, e isso não podemos ignorar, foram os abnegados Irmãos que, no dia 18 de agosto de 1962, instalaram e constituíram essa oficina. Irmãos determinados e, também, destemidos, já que, naquela época, nem encascalhado era o trecho que ligava Poxoréu a Guiratinga, uma distância de quase 100 Km, passando por Aparecida do Leste e Paraiso do Leste. E o meio de transporte eram Jeep Willians, Picape ou Rural. Isso, no decorrer da década de 50, até o princípio da década de 60, para participar das reuniões na Loja mãe, a “São João de Guiratinga”, em Guiratinga. Mas, isso não foi obstáculo para a realização de um sonho, que era fundar a Loja “Luz e Trabalho II nº 4, neste Oriente”, finalizou o Venerável Mestre....

Na oportunidade, foram lembrados, ainda, Irmãos que mais recentemente partiram para o Oriente Eterno, como Antonio Candido da Silva, o “7 escamas”, Antônio Mandu da Silva, Antonio Nogueira Luna, Eoni Souza Lima, Joaquim Nunes Rocha, Liberalino Pereira de Oliveira, o “Bio”, e José Dias Coutinho, entre outros valorosos Obreiros.

O Chanceler da Oficina, Ir∴ Eutázio Barros Filho, ao enaltecer a memória dos antepassados, assim se expressou: “Com certeza, ainda paira neste espaço a energia dos valorosos irmãos que ocuparam assentos neste templo, hoje ocupados por nós, que estamos dando continuidade dos trabalhos que eles começaram e que ficaram inacabados, por que ninguém sabe o dia e a hora que vai partir deste plano terrestre, e que, por isso, muitos projetos, planos e sonhos não são realizados por completo”, concluiu o Ir∴ Chanceler.

Foram mencionados, pela manifestação do Orador, Ir∴ Lauro Simão Costa da Silva, todos os Obreiros que ocuparam o ‘Trono de Salomão”, desde o saudoso Ir∴ Hélio Nunes de Oliveira, o primeiro Venerável da Loja, cuja gestão foi de agosto de 1962 a maio de 1967, passando pelo Ir∴ José Dias Coutinho, que deteve o Malhete da Sabedoria de junho de 1967 a maio de 1969, até a atual Gestão, do Ir∴ Danilo Cavalcante de Oliveira (2022-2023).

A seguir, foram condecorados pelo GOEMT, por sua dedicação à Maçonaria e à sociedade Poxoreense, alguns Irmãos, a saber, Ir∴ Antônio Nival Souza Campos (Estrela de Ouro), Ir∴ Antônio Silva de Oliveira (Estrela de Diamante), Ir∴ Carlos Henrique Alves de Freitas (Título de Emérito), Ir∴ Eustázio Barros Filho (Título de Emérito), Ir∴ Orlando Ribeiro Vilela (Estrela de Bronze),Ir∴ Oscar Alves da Silva (Estrela de Diamante), Ir∴ João José De Lamonica Freire (Estrela de Diamante).

Falando sobre o ato que acabara de se realizar, o Ir∴ Lauro Simão Costa da Silva, Orador da Loja, saudou os convidados e autoridades maçônicas, e disse “ser uma  honra sentar-se na cadeira que foi usada pelo primeiro Orador da Loja, Ir∴ Joaquim Nunes Rocha”. Segundo o Orador, “o Ir∴ Joaquim Nunes Rocha exerceu uma grande liderança em nosso município e também no Estado de Mato Grosso, sendo, inclusive, um dos fundadores do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso”.

O Soberano Grão-Mestre do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu ao Venerável Mestre e Obreiros da Oficina pela sempre fraterna acolhida, cumprimentando-os pela passagem dos 60 anos daquela Loja, completados neste dia 18/08, e homenageou a memória daqueles que “abriram caminhos para que aqui estivéssemos”. Menegatti reafirmou seu carinho e admiração pela Oficina, reconheceu sua importância para a Maçonaria mato-grossense e para o contexto sócioeconômico da região e, em nome do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, agradeceu o esforço e a dedicação de todos em prol do crescimento de nossa Potência Maçônica, que, segundo lembrou, completará no mês de outubro 50 anos de fundação, e convidou a todos para as comemorações da Semana do Maçom, nos dias 15, 16 e 18 de agosto.  

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 23:10