Em Florianópolis, Menegatti participa da 1ª Conferência da Maçonaria Regular Brasileira

20/07/2022

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir. Gelson Menegatti Filho, acompanhado do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e do Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Martins Verão, participou, no 15/07 a 17/07, no Oriente de Florianópolis, da 1ª Conferência da Maçonaria Regular Brasileira e 118ª Assembleia Geral da Confederação Maçônica Brasileira, evento que contou com a participação das Grandes Lojas Maçônicas, vinculadas à Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), dos Grandes Orientes Estaduais, pertencentes à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), e do Grande Oriente do Brasil.

O evento, que foi aberto pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina e presidente da 51ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Ir∴ Flávio Rogério Pereira Fraff, contou com a presença de mais de 200 Irmãos, entre Grão-Mestres e dirigentes das três Potências Maçônicas Regulares de todos os estados do País.

Na pauta da Conferência, as tratativas em torno das relações nacionais interpotências, a discussão de projetos conjuntos entre as três vertentes maçônicas regulares, assim como a utilização indevida do nome da Maçonaria para obtenção ilícita de vantagens, o que vem acontecendo nos últimos tempos, entre outros assuntos não menos importantes.

Segundo o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina e presidente da 51ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), Ir∴ Flávio Rogério Pereira Fraff, que presidiu o evento, a Conferência serviu para unir ainda mais as três Potências Maçônicas regulares em torno do propósito de engrandecer a Ordem Maçônica no Brasil e no mundo. “Esse magnífico evento serviu para ratificar nosso propósito de construir uma Maçonaria madura, unida e consciente, a fim de que detectemos os nossos problemas, identifiquemos as soluções e, ainda, prospectemos cenários de futuro alvissareiro para a Maçonaria Brasileira e Mundial”, asseverou.

Para o presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), Ir∴ Vanderlei Geraldo de Assis, o evento serviu para demonstrar ao Brasil e ao mundo que a Maçonaria Brasileira está unida em torno do objetivo comum de “atuar por uma sociedade mais justa, fraterna e menos desigual”. Já, na opinião do Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil (GOB), Ir∴ Ademir Cândido da Silva, o evento expressa com fidelidade o que os Maçons brasileiros, jurisdicionados às três Potências regulares, vislumbram para o futuro, a saber, uma Maçonaria unida, fortalecida e que mostre a todos, do Brasil e do mundo, sua importância para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações.

Para o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o saldo dos eventos pode ser considerado altamente positivo. “Foi um evento magnífico, tanto do ponto de vista do fortalecimento da Maçonaria Brasileira como da consolidação do objetivo de nos unirmos em torno de propósitos comuns entre nós, e que são de interesse da sociedade brasileira como um todo. A Conferência mostrou, de forma muito expressiva, a força da Maçonaria Brasileira e como ela pode, através da união de todos, atuar na solução dos grandes problemas que afligem nossa Nação”, afirmou Menegatti.  

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 10:25