Final de semana marcado por Sessões de Iniciação na capital e interior do estado

31/05/2022

O último final de semana foi marcado por Sessões Magnas de Iniciação em Lojas do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, na capital e no interior. No total, foram 18 novos Irmãos e Amigos amealhados pelas Oficinas.

A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros do Planalto Ipiranga - 93 – No sábado, 28, no Oriente de Várzea Grande, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Planalto Ipiranga – n. 93 promoveu a Iniciação de 09 novos Irmãos e Amigos. Na Sessão Magna, conduzida com brilhantismo pelo Venerável Mestre, Ir∴ José Nildo Aparecido Pedro, foram iniciados em nossos Mistérios os agora Irmãos Arthur Barbosa de Oliveira, Dionny Moraes Nogueira, Gabriel de Oliveira Furlaneto, Anderson Dias Palma, Devanilzo Aroldo da Silva, Alisson Ruan Almeida de Jesus, Ivan Arruda Batista, Christyan Castro de Lima e José Alves Nunes

A Sessão contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, do Grande Secretário Adjunto para Assuntos Nacionais da Grande Secretaria de Relações Exteriores, Ir∴ Oliveira Pereira dos Santos, e do Assessor de Segurança Pública e Institucional do GOEMT, Ir∴ Igor Lauro Teixeira Prata.

Falando ao final da Cerimônia, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, deu as boas-vindas aos oito Neófitos, e exortou-os a se manterem firmes na prática constante dos ideais maçônicos. “Esperamos e acreditamos que vocês serão firmes na caminhada maçônica que ora se inicia, jamais se desviando dos ideais da Maçonaria”, afirmou o Soberano Grão-Mestre, que ainda citou os avanços e conquistas de sua gestão e colocou o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso à disposição de todos. “O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso é de cada um de vocês. Espero que nos visitem para conhecer as instalações do Palácio da Paz,  nossa sede, onde serão sempre bem recebidos”, finalizou Menegatti.

B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – n. 01 – Em Sessão que contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, dos eminentes Grão-Mestres de Honra do GOEMT IIr∴ Ademir Lúcio de Amorim, José Ferreira Leite e Osvaldo Roberto Sobrinho, a Benemérita Augusta e Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana – n. 01 promoveu, no último sábado, 28, a Iniciação de 5 novos Irmãos, a saber, os Neófitos Carlos Eduardo Pereira dos Santos, Edval Alves Ribeiro, Jaime Marcelino Ferreira Júnior, Thiago Bonato de Amorim, que é filho do eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Ademir Lúcio de Amorim, e Wagner Luiz Maciel de Barros. 73 Obreiros, sendo 37 visitantes de 25 Oficinas, participaram da Sessão Magna.

Presidida pelo Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Bismark Castillo Carvalho, a Cerimônia contou, ainda, com a participação do Grande Secretário de Administração do GOEMT, Ir∴ Mauro Cesar Souza, do Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, do Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo da Costa, e dos deputados da Poderosa Assembleia Legislativa do GOEMT IIr∴ Marcelo Macedo, Fernando Nogueira e José Antonio Nogueira, além de Veneráveis Mestres e Representantes de Lojas.

O eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Ademir Lúcio de Amorim, dirigiu-se aos neófitos, saudando-os e desejando-lhes uma caminhada profícua na Maçonaria. Tomado de emoção, o Ir∴ Ademir relembrou sua iniciação e falou de sua alegria e orgulho por poder testemunhar a cerimônia de Iniciação de seu filho. “Jamais pensei, em toda a minha trajetória maçônica, um dia estar participando, como Grão-Mestre de Honra dessa Potência, da cerimônia de Iniciação de meu filho”, afirmou o Irmão Ademir, que ainda agradeceu ao Venerável Mestre e à diretoria da Loja pelo adiamento da Sessão, para que ambos pudessem “estar juntos nesse momento”.

Ao final da Sessão, que contou com a participação de 73 Obreiros, sendo 37 visitantes de 25 Oficinas, o Venerável Mestre, Ir. Bismark Castillo Carvalho, antes de passar a palavra ao Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto e encerrar os trabalhos, desejou pleno sucesso aos Neófitos, agradeceu a presença de todos, principalmente dos Irmãos das Lojas coirmãs, as quais fez questão de citar uma a uma.

Já o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, deu as boas-vindas aos novos Irmãos, exortando-os quanto ao compromisso assumido com a Ordem Maçônica e concitando-os à prática constante dos valores defendidos ao longo da história pela Maçonaria. “Os valores em que acreditamos e aqui praticamos nos são muito caros, meus Irmãos. Portanto, o que o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso espera de vocês é sua fidelidade ao juramento que acabaram de prestar, assim como sua defesa intransigente dos ideais da Maçonaria Universal”, finalizou o Ir. Josué, afirmando, ainda, que as diferenças de pensamento, crença e raça existentes entre tantos irmãos reunidos nos Templos Maçônicos “nos ensinam, no dia a dia, a prática da tolerância”.

A Benemérita Augusta e Respeitável Centenária Loja Simbólica Acácia Cuiabana – n. 01 não realizava Cerimônias de Iniciação desde o ano de 2019. Em 122 anos de fundação e atividades ininterruptas foram realizadas, pela Oficina, 900 Sessões Magnas de Iniciação.

B∴A∴R∴L∴S∴ Fraternidade, Trabalho e Prosperidade - n. 19 – Ainda, no sábado, 28, no Oriente de Alta Floresta, norte do estado, com a presença de 43 Irmãos, entre Obreiros do quadro e Visitantes, a Benemérita Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade, Trabalho e Prosperidade – n. 19 trouxe à Luz da Maçonaria os agora Aprendizes Maçons IIr∴ Eduardo Henrique Rodrigues, Ricardo Rodrigues Pagnoncelli e Tiago Henrique da Silva Zilio. Conduzida com maestria pelo Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Alex Fabiano Cavalheiro. a Sessão foi abrilhantada, ainda, pela presença do ilustre Deputado da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica Ir∴ Adnilson de Arruda, bem como do ilustre Delegado da Região Norte da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Osmar Pereira.

O Grão-Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso congratula a diretoria e Obreiros da A∴R∴L∴S∴ Fraternidade, Trabalho e Prosperidade – n. 19 pela aquisição de 3 novos Irmãos e Amigos, aos quais deseja farta colheita de aprendizado na caminhada na Maçônica.  

A∴R∴L∴S∴ Obreiros da Arte Real - n. 52  Já, no domingo, 29, no Oriente de Rondonópolis, em Sessão Magna que contou com as presenças do Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, acompanhado do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, além do Delegado da 3ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Jaci Ribeiro de Paiva, a ARLS Obreiros da Arte Real – n. 52 procedeu à iniciação de dois profanos.

Na Cerimônia de Iniciação, presidida pelo Venerável Mestre daquela Oficina, Ir∴ Cláudio Hideki Kida, e que contou com a participação de 59 Obreiros, sendo 26 visitantes, entre os quais o ilustre Delegado da 1ª Região Administrativa da GLEMT, Ir∴ Milton Rocha,  receberam a Luz da Maçonaria Universal os novos Irmãos William Everson Santos Rezende e Lauro Márcio Osório da Silva.

Ao final da Cerimônia, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, cobrou dos Neófitos o cumprimento do juramento que prestaram, exortando-os a se manterem firmes nos ideais maçônicos. “O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso os recebe de braços abertos e espera de cada um de vocês esforço e dedicação à nossa Potência, assim como sua lealdade aos valores que cultivamos na Maçonaria Universal”, concluiu Menegatti.  

 

 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 08:52