A∴R∴L∴S∴ Marechal Candido Mariano da Silva Rondon homenageia personalidades

11/05/2022

Continuando as comemorações do aniversário de 9 anos de sua fundação, completados no último dia 05/05, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – n. 68, ao Oriente de Cuiabá, em Sessão realizada na última segunda-feira, 9/05, concedeu a Comenda de “Mérito Marechal Rondon” a seis personalidades maçônicas, sendo uma in memoriam, pelos serviços prestados à Oficina, ao Rito Brasileiro e à Maçonaria Universal, além de um profano.

Receberam a distinção o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, o Eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, o ilustre deputado da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica Ir∴ Eder Alberto Francisco Meciano, e o Ir. Antonio Horácio da Silva Neto, além do Ir∴ Claudiomar Furriel Dias (in memoriam), falecido em 2020, cuja distinção foi entregue à cunhada Elizabeth de Arruda Dias, a Betinha, viúva de nosso saudoso Irmão.

Na Sessão, que foi presidida pelo Venerável Mestre, Ir∴ Marcos Divino Teixeira da Silva, e que contou com a participação de 33 Irmãos, entre Obreiros do quadro e visitantes, foi entregue, ainda, idêntica honraria a um profano, o saudoso jurista Clóvis de Mello, primeiro Juiz Federal empossado no estado de Mato Grosso e um dos mais renomados advogados de nossa história, morto em 2011. A honraria, que se deveu à extensa folha de serviços prestados pelo jurista ao estado de Mato Grosso e ao Brasil, foi entregue, no período aberto da Sessão, a um dos filhos do jurista, presente no evento.

Para o Eminente Grão-Mestre de Honra do GOEMT Ir∴ Osvaldo Roberto Sobrinho, constitui enorme alegria poder receber a honraria. “Obrigado aos irmãos por me concederem essa honraria em vida, pra que eu possa me alegrar, me emocionar, me revigorar e ter a certeza de que valeu a pena o caminho trilhado”, afirmou o Grão-Mestre de Honra, que ainda enalteceu a gestão do Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, à frente do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

O Venerável Mestre, Ir∴ Marcos Divino Teixeira da Silva, falou de sua alegria em poder estar homenageando esses Irmãos “que, por seu protagonismo e amor à Ordem Maçônica, muito contribuíram para o crescimento da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, bem como para o desenvolvimento do nosso Rito Brasileiro”.

Falaram, ainda, em agradecimento pela honraria recebida, os homenageados Ir∴ Antonio Horácio da Silva Neto, que citou uma epopeia do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, e Ir∴ Eder Alberto Francisco Meciano, em cujo Veneralato foi criada a Comenda de Mérito Marechal Rondon.

Falando ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, agradeceu à diretoria e Obreiros da Oficina pela distinção e reafirmou seu propósito de, cada vez mais, ampliar o acesso dos Irmãos ao Palácio da Paz. As medidas que adotamos na sede de nossa Potência, incluindo a transformação do Piso Beleza (Salão de Festas) em um Templo Nobre, se deram justamente com o objetivo de privilegiar o Maçom de nossa Potência, pois ele é a razão da existência do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso”, afirmou Menegatti.

(ASCOM-GOEMT) 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 05:13