GOEMT promove Sessão de Regularização e Instalação do Grande Oriente de Rondônia

04/04/2022

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso realizou, no último sábado, 02/04, no “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, sede do GOEMT, Sessão de Regularização e Instalação do Grande Oriente de Rondônia, Instalação e Posse do Eminente Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Jack Stewart Andres, além da Instalação e Posse dos Veneráveis das 7 Oficinas jurisdicionadas àquela Potência no Oriente de Rondônia. O Sereníssimo Grão-Mestre daquela Potência, Ir∴ Orlando Nunes Pinheiro, ficou impedido de vir, em razão do cancelamento de seu voo. Uma grande Comitiva de Irmãos dos Orientes de Rondônia e Acre prestigiou a Sessão.

Os trabalhos foram presididos pelo Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, tendo como Orador o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e na Primeira e Segunda Vigilâncias os Eminentes IIr∴ Diogo Douglas Carmona, presidente da PALM-GOEMT, e Henrique Alves Ferreira Neto, presidente do TJM-GOEMT, respectivamente, além do Ir∴ José Salomão de Moraes, Grande Secretário Adjunto de Administração do GOEMT, na Secretaria da Sessão.

A Sessão de Regularização e Instalação do Grande Oriente de Rondônia foi prestigiada pelo Ilustre Secretário-executivo da Confederação Maçônica Interamericana (CMI), Ir∴ Geraldo Macedo (GLEMT), pelos Eminentes Grão-Mestre e Grão-Mestre de Honra Adjunto do GOEMT, IIr. Ademir Lúcio de Amorim e Ademir Joel Cardoso, respectivamente, pelo Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Rondônia, Ir∴ Paulo Benevenute Tupan, pelo Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado do Acre, Ir∴ Francisco V. M. Souza, pelo Grande Secretário de Relações Exteriores do GOSC, Ir. Toni Haag, pelo G.S.R.E.-GOEMT,  Ir. Rodrigo Ribeiro Verão, que trabalhou na Primeira Diaconia, pelo Grande Secretário de Administração do GOEMT, Ir∴ Mauro Cesar Souza, e pelo Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo da Costa, além de Grandes Secretários, Assessores, Veneráveis Mestres, Mestres Instalados e representantes de Lojas.

Na oportunidade, foi outorgado o título de Membro Benemérito do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso ao Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de Rondônia, Ir∴ Paulo Benevenute Tupan, que agradeceu a deferência e disse estar "feliz e honrado por testemunhar um momento tão sublime para a Maçonaria Brasileira, que é a regularização de uma Potência Maçônica". Na sequência, o Ir. Tupan outorgou o Título de Grão-Mestre de Honra da Grande Loja do Estado Rondônia ao Soberano Ir. Gelson Menegatti Filho, que agradeceu a deferência e o carinho da Grande Loja de Rondônia ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

Falando ao final da Sessão, o Eminente Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Rondônia, Ir∴ Jack Stewart Andres, emocionado, agradeceu ao Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, pelo apoio prestado ao processo de Regularização e Instalação daquela Potência. “Não encontro palavras que sejam suficientes para agradecer sua contribuição e, certamente, jamais nos esqueceremos de sua atitude, tão fraterna e generosa para com os interesses de nossa Potência. Não há outra palavra que não seja obrigado, meu amigo e irmão Gelson Menegatti Filho”, afirmou o Grão-Mestre, um dos idealizadores da fundação daquela Potência Maçônica, que, a partir de agora, ganha regularidade junto à Maçonaria Brasileira, estando pronta para buscar seu reconhecimento internacional, velho sonho, segundo mencionou, dos Irmãos rondonienses.

Por sua vez, falando em nome de todos os Irmãos do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, o Ilustre Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo da Costa, citou a obra “O Papa Negro”, do italiano Ernesto Mezzabotta, traçando um paralelo entre o que ocorreu naquela época, em que marceneiros, alfaiates, construtores, carpinteiros e pedreiros de várias regiões da Europa se reuniram em uma grande assembleia, e o ato que ali estava a se realizar. “Assim como naquela época, estamos reunidos, aqui, promovendo um fato para entrar na história da Maçonaria Mato-grossense e Rondoniense”, disse.

Antes de encerrar a Sessão, o Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir. Gelson Menegatti Filho, agradeceu a todos pela participação, e disse estar feliz e orgulhoso, afirmando jamais ter sonhado poder, durante sua gestão no Grão-Mestrado, realizar uma cerimônia de regularização e instalação de uma Potência Maçônica. “Jamais imaginei poder, em nossa gestão à frente do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, ter a honra de presidir uma cerimônia de regularização e instalação de uma Potência Maçônica. Sinto-me feliz e realizado”, afirmou Menegatti.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 04/12/2022 15:01