Grande Oriente do Estado de Mato Grosso na XXV Assembleia Geral Extraordinária da C.M.I.

26/03/2022

O Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, acompanhado do Eminente Grão-Mestre Adjunto de Honra e presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica do GOEMT, Ir∴ Diogo Douglas Carmona, e do Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ilustre Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, participou, desde o último dia 23, em Lima, no Peru, da XXV Assembleia Extraordinária da Confederação Maçônica Interamericana (C.M.I.), cuja programação se encerrou no dia de hoje.

No conclave, foram discutidos temas importantes de interesse da Maçonaria Interamericana e Universal, como o planejamento estratégico, o revezamento da presidência da C.M.I. por Zonas e a escolha das sedes das próximas conferências, 2024, na Cartagena das Índias (Colômbia), e 2027, na República Domicana. Foram debatidas, ainda, a criação de um aplicativo para a C.M.I., a assinatura de tratados entre Potências e a posse do Sereníssimo Gran Maestro, bem como o aniversário de 140 anos da GRAN LÓGIA DE LOS ANTIGUOS, LIBRES Y ACEPTADOS MASONES DE LA REPÚBLICA DEL PERÚ, e o aniversário de 75 anos da Confederação Maçônica Interamericana, entre outros assuntos.

Foi, ainda, debatida a criação de um Fundo de Apoio ao Haiti e elaborada a “Carta de Lima”, documento que expõe a posição da Confederação Maçônica Interamericana a respeito da Guerra entre Rússia e Ucrânia. “Mais uma vez a lâmina da foice paira sobre a velha Europa, onde cada centímetro de fronteira é uma cicatriz mal costurada. Sangue, vidas destroçadas e refugiados. As escaramuças que começaram em Donbás, nunca imaginaríamos que chegariam a Kiev. Um nova guerra, uma ingerência injustificável, inaceitável”, diz um trecho da Carta de Lima, que segue: “Assim como acendemos as velas para celebrar a luz sobre as trevas em nossas reuniões, nesses dias escuros, a Confederação Maçônica Interamericana (C.M.I.) expressa seu mais forte repúdio a todos os atos de violência como meio preferencial de resolução de disputas”, assinala outro trecho da Carta.   

Durante o evento, o Grande Secretário de Relações Exteriores do GOEMT, Ir∴ Rodrigo Ribeiro Verão, proferiu, para os Secretários e Chanceleres das Potências vinculadas à Confederação Maçônica Interamericana (C.M.I.), importante palestra sobre Direito Interpotencial e a Institucionalização das Relações Exteriores.

Para o Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, a participação da delegação de Mato Grosso no evento foi de grande importância, pelas experiências trocadas e pelos frutos colhidos. “Encerramos nossa participação na XXV Assembleia da C.M.I. com importantes e valiosos frutos colhidos para o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Além da troca de interessantes experiências, assinamos importantes Tratados de Mútuo Reconhecimento com as Grandes Lojas da: Argentina, Chile, Honduras, Colômbia (Cartagena), Colômbia (Santa Marta), México (Colima), México (Michoacana) e do Equador. O saldo, portanto, é extremamente positivo para a nossa Potência”, pontuou Menegatti.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 00:36