GOEMT promove encontro para Delegados, Grandes Secretários e Assessores

07/03/2022

Em mais um evento de formação e aperfeiçoamento, o Grão-Mestrado do GOEMT realizou, no final de semana, sexta e sábado (4 e 5), no “Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, no Palácio da Paz, sede da Potência, o “1º Encontro de Delegados, Subdelegados, Grandes Secretários e Assessores do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso”.

Na sexta-feira, 4, em Sessão realizada sob o Malhete do Grão-Mestre do GOEMT, Ir. Gelson Menegatti Filho, e que contou ainda com as presenças do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, Ir. Diogo Douglas Carmona, do presidente do Tribunal de Justiça do GOEMT, Ir∴ Henrique Alves Ferreira Neto, e do Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEM, Ir. Hudson Marcelo Costa, além de Grandes Secretários, Delegados, Assessores, deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica e representantes de Lojas, foi proferida, pelo Grande Secretário de Relações Interiores do GOEMT, Ir∴ Serafim Vicente da Silva, memorável Palestra com o instigante tema “O Simbolismo do Avental”.

Ainda na sexta-feira (04), o Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, homenageou o Ir∴ João Gilberto Calvoso Teixeira, Grande Secretário Adjunto do Rito Adonhiramita, um dos precursores e grande entusiasta do Rito, de origem francesa, entregando-lhe, simbolicamente, exemplares dos novos Rituais de cada Grau do Rito, de cuja elaboração o homenageado participou ativamente. Para Menegatti, a homenagem é de total justeza, pela dedicação do Irmão João Gilberto à causa Maçônica e ao Rito Adonhiramita, em especial. “É inestimável a contribuição que o Ir∴ João Gilberto prestou e presta ao Grande Oriente do Estado e, particularmente, ao Rito Adonhiramita, tendo sido um de seus precursores”, acentuou o Grão-Mestre.

O evento prosseguiu no sábado, 5, em Sessão também presidida pelo Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, e que contou com a participação do Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Administração do GOEMT, Ir∴ Mauro Cesar Souza, e do Presidente do Tribunal de Justiça Maçônico, Ir∴ Henrique Alves Ferreira Neto, bem como de Grandes Secretários, Delegados, Assessores, Deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica e representantes de Lojas. Durante a Sessão, o Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, fez uma breve exposição sobre a Estrutura Organizacional do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, destacando a atuação dos poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o papel das Grandes Secretarias, Assessorias e Delegacias Regionais Administrativas.

Em seguida, foi proferida pelo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, uma Palestra sobre a estrutura, composição e atribuições do Ilustre Conselho do GOEMT.   

Na Sessão, foi ainda apresentada, pelo Delegado da 1ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Hudson Marcelo Costa, uma interessante Palestra com o tema “Políticas das Delegacias Regionais, Regiões Administrativas e Atributos necessários para a Função”, exposição, aliás, que, ao final, provocou um saudável debate acerca das dificuldades encontradas no desempenho das funções de Delegados, além de uma discussão propositiva sobre a realidade atual da Maçonaria, rotina e funcionamento de Lojas, bem como da necessidade de se estar utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo Grão-Mestrado para o melhor desenvolvimento dos trabalhos nas Oficinas.

Ao encerrar o evento, o Grão-Mestre do GOEMT, Ir. Gelson Menegatti Filho, agradeceu aos Irmãos pela participação, enaltecendo o comprometimento de todos para com o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 18/04/2024 15:25