No Templo Nobre, GOEMT realiza Regularização, Instalação, Passagem e Iniciação do Rito de York

27/02/2022

No último final de semana, o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso realizou, no ‘Templo Nobre Eminente Grão-Mestre de Honra Irmão Nilson Constantino’, em Sessão Magna, cerimônias de Regularização, Investidura, Passagem e Iniciação do Rito de York. Na sexta-feira, 25, com as presenças do Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grande Secretário de Relações Interiores do GOEMT, Ir∴ Serafim Vicente da Silva, do Juiz do Tribunal Eleitoral Maçônico Ir∴ Jarbas Leite Fernandes, e do ilustre deputado da Poderosa Assembleia Legislativa Ir∴ Luiz Celso Novaes, além de de outras autoridades, foi procedida a Regularização da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Luz do Cerrado – n. 96, do Oriente de Campo Novo do Parecis, médio-norte do estado. Ato contínuo, em cerimônias presididas pelo Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, Venerável Mestre para o ato, foram promovidas a Investidura do Venerável Mestre, Ir∴ Roberto Menegotto, e, logo após, a Passagem de três Aprendizes Admitidos, a saber, os IIr∴ Rogério da Silva e Weber de Aquino Silva, para o Segundo Grau da Maçonaria.

Já, no sábado pela manhã, em Cerimônia procedida também sob o Malhete do Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, foi realizada uma linda Sessão Magna de Iniciação de seis novos Irmãos. Na cerimônia, marcada por impecável organização e pelo primor na Ritualística, foram admitidos os novos IIr∴ Andrei Meira de Oliveira Martins, Arthur Henrique Ferreira da Silva, Fábio Mendonça de Souza, Guilherme Carvalho Leonardo de Oliveira, José Alex Gonçalves Freitas e Rodrigo dos Santos Antunes.

Ao final dos trabalhos, o Venerável Mestre da Oficina, Ir∴ Roberto Menegotto, agradeceu ao Grão-Mestrado pelo acolhimento e esforço na regularização da Loja e disse estar convencido de que, a partir de agora, com a Iniciação dos novos Irmãos, a Oficina caminhará ‘com as próprias pernas’.

Já, falando no encerramento, em nome do Grão-Mestrado, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, agradeceu aos Irmãos pelo esforço na tarefa de regularização da Oficina, destacando, ainda, a determinação e empenho do Grande Secretário de Relações Interiores do GOEMT, Serafim Vicente da Silva, desde a concretização da fundação da Oficina até o presente momento, em sua regularização. “O Irmão Serafim foi de fundamental importância, tanto no processo de criação da Oficina, antigo sonho nosso, como agora, no processo de sua Regularização”, asseverou o Ir. Josué, que lembrou, ainda, a história da ∴B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana, citando que, à época, de cem maçons que labutavam no estado de Mato Grosso, dez se reuniram para a fundação daquela Centenária Oficina. “Naquele período, de grande dificuldades, onde existisse um maçom sequer, sabia-se que a chama da fraternidade que emana da Ordem Maçônica se manteria acesa”, disse. O Ir. Josué ainda agradeceu aos novos Irmãos pela confiança e disse acreditar que o crescimento pessoal e interior que a vivência na Ordem proporcionará a cada um contaminará o ambiente em que vivem.

Finalizando a Sessão, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir. Gelson Menegatti Filho, disse estar confiante no progresso e crescimento da Oficina, agradeceu o esforço de todos e reforçou a determinação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso no sentido de continuar fortalecendo as Oficinas e buscando o progresso da Potência e da Maçonaria Universal. Menegatti ainda desejou uma caminhada profícua dos novos Irmãos na Maçonaria, agradeceu a todos pela presença e, também, enalteceu o importante trabalho do Grande Secretário de Relações Interiores, Ir. Serafim Vicente da Silva, reconhecendo seu empenho e contribuição para o fortalecimento da Potência em Mato Grosso.

(ASCOM/GOEMT)       

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 20/04/2024 02:06