A∴R∴L∴S∴ Acácia Primaverense - n. 39 empossa nova Diretoria

31/01/2022

Com a participação de 42 Irmãos, entre Obreiros do quadro e visitantes de diversos Orientes, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia Primaverense – n. 39, do Oriente de Primavera do Leste, realizou no último sábado, 29, sob o Malhete de seu Venerável Mestre, Ir∴ Jean Paulo de Oliveira, uma linda Sessão Magna de Posse de sua nova Diretoria.

Na Sessão, que foi abrilhantada pelas presenças do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, do Grão-Mestre de Honra do GOEMT, Ir∴ Ademir Lúcio Amorim, do Delegado da 12ª Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Marco Antônio Dotto, do deputado Ir∴ Rogério Neves, representando a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, e do Venerável Mestre da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – n. 01, Ir∴ Bismarck Castillo Carvalho, que conduziu ao ato uma caravana com 11 Obreiros daquela centenária Oficina, foram empossados o Venerável Mestre, Ir∴ Luiz Alberto Praeiro , o Primeiro Vigilante, Ir∴ Vagner Augusto Buss, e o Segundo Vigilante, Ir∴ Jaime Carneiro.

Na opinião do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, a gestão do Venerável Mestre, agora Past Master Jean Paulo de Oliveira, é irretocável, sob todos os pontos de vista. Segundo Fernandes, o Ir∴ Jean Paulo, não obstante o período crítico imposto a todos pela Pandemia da Covid-19, conseguiu, com altivez e coragem, manter as instruções de Aprendizes e Companheiros, realizar iniciações e, principalmente, “manter a união e a confiança dos irmãos do quadro”. O Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto desejou sucesso ao Venerável Mestre empossado, chamando a atenção de todos para o fato de o Ir∴ Luiz Alberto ser filho de uma família de grandes Maçons. “O Irmão Luiz Alberto é neto da inesquecível ‘coluna’ Aristotelino Alves Praeiro, Maçom exemplar, de grande comprometimento com a filantropia e a caridade. Tem no pai, o Ir∴ José Arnaldo de Matos Praeiro, membro ativo e operante da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – n. 01, um verdadeiro exemplo, além de tios e um irmão de sangue também Maçons destacados”, acentuou o Ir∴ Josué.

Impedido de comparecer ao ato, por problemas de saúde de sua genitora, o Ir∴ José Arnaldo Praeiro, pai do Venerável Mestre empossado, enviou uma carta, que, num momento carregado de emoção, foi lida pelo M∴ M∴ José Arnaldo Praeiro Filho, irmão de sangue do Venerável Mestre empossado.

“Meu filho e irmão Luiz Alberto Praeiro, Venerável Mestre desta conceituada Oficina Acácia Primaverense, da qual sou um dos fundadores, sinto-me orgulhoso e envaidecido em vê-lo Venerável Mestre. Terás, agora, o Esquadro como a Joia do Venerável Mestre, começando hoje novas responsabilidades. E, como bem o conheço, tenho a certeza de sua capacidade no desempenho desta honrosa e nova função, que é de grande responsabilidade. O Esquadro, meu filho, indica que você deve ser o Maçom mais reto e mais justo da loja, servindo como referência para todos os obreiros, já que se trata de um dos símbolos mais importantes do simbolismo maçônico, pois representa a retidão e a moralidade, e simboliza, também, a igualdade e o direito. Assim sendo, peço ao Mestre dos Mestres, o Rabi da Galileia, que o ilumine e o ajude em sua nova trajetória, para que saiba dirigir com galhardia e honradez, com auxílio dos Vigilantes, a vossa loja”, diz um trecho da carta.

Ao final dos trabalhos, o Ir∴ Luiz Alberto Praeiro, Venerável Mestre empossado, bem que tentou se manifestar, mas, emocionado, não conseguiu conter o choro, momento em que foi por todos aplaudido. Suas lágrimas bem sintetizaram seu sentimento.

(ASCOM-GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 24/04/2024 15:20