B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana completa 121 anos de fundação

18/05/2021

A história da fundação da BARCLS Acácia Cuiabana – n.º 1 começou, de fato, a ser escrita no dia 18/05/1900, quando, no Salão da Sociedade da Escola Dramática, situado na Rua Barão de Melgaço, n.º 5, em Cuiabá, reuniu-se um grupo de Maçons para uma reunião que tinha como propósito a fundação da Oficina.

Além dos IIr∴ Manoel Joaquim dos Santos, médico, e João de Aquino Ribeiro, advogado, precursores da ideia da criação da Loja, compareceram à reunião os IIr José da Silva Costa Neto, Joaquim Marcos Xavier da Silva Pereira, Antônio Hermínio Duarte de Oliveira, Joaquim Napoleão Epaminondas de Arruda, Tibúrcio dos Santos Leque, Luiz Alves da Silva Carvalho, Joaquim José Corrêa e Pedro Paulo de Cerqueira, tendo como representante do Grande Oriente do Brasil o Pod Ir Benedito José da Silva França, 33, mato-grossense por adoção, radicado em Diamantino. O Ir∴ Benedito, conforme narra a história, foi o esteio da fundação da Loja para o Rito Escocês Antigo e Aceito.

Cinco meses depois, em 12/10/1900, instalava-se definitivamente a Loja, oportunidade em que foram regularizados mais 26 Maçons até então desgarrados.

Hoje, 18/05/2021, a BARCLS Acácia Cuiabana – n.º 1 - Loja 'fundadora' do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, completa 121 anos de pioneirismo maçônico, combatendo a ignorância, os preconceitos e os erros, contribuindo firmemente para a edificação de uma Pátria mais humana, progressista e feliz.

Por isso, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, através de seu Grão-Mestrado, congratula a BARCLS Acácia Cuiabana, assim como seus Obreiros, desejando que continuem unidos pelos indissolúveis laços de liberdade, igualdade e fraternidade, buscando a cada dia o aperfeiçoamento moral, intelectual e social, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade”, princípios indissolúveis da Ordem Maçônica.

Gelson Menegatti Filho - Grão-Mestre

Josué Paulo Fernandes - Grão-Mestre Adjunto

(Fonte: Palestra proferida pelo Ir Rizzo Lopes Galvão (filiado à  BARCLS∴ Acácia Cuiabana) em 04/10/99.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 23/04/2024 22:45