B∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração – n.º 08 completa 50 anos de fundação

06/04/2021

No dia 6 de abril de 1971, às 19h30, reuniram-se no Templo da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – n.º 01, com o propósito de fundar uma nova Loja Maçônica, os IIr∴ Irmãos Altamiro Carlos Borges, Athaíde Carlos Borges, Edmar Gomes de Oliveira, Emílio Waqued, Eurico Saraiva, Francisco Santana, Francisco Vieira de Alencar, Geraldo Malvezzi, João Antônio Neto, João Batista Pinto de Barros, Levy Rodrigues do Prado, Mauro José Pereira e Nilson Constantino. Nascia, então, a A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração – n.º 08.

Na ocasião, entre os presentes, foram escolhidos para ocuparem interinamente os cargos da Loja os seguintes Irmãos: Emílio Waqued (Venerável Mestre), Athaíde Carlos Borges (Primeiro Vigilante), Mauro José Pereira (Segundo Vigilante), João Antonio Neto (Orador), Geraldo Malvezzi (Secretário), João Batista Pinto de Barros (Tesoureiro), Levy Rodrigues do Prado (Chanceler), Edmar Gomes de Oliveira (Hospitaleiro), Francisco Santana (Mestre de Cerimônias) e Altamiro Carlos Borges (Cobridor).

Naquele dia, o Ir.: João Antônio Neto, Orador, trouxe, para abrilhantar ainda mais os trabalhos de fundação da Oficina, uma das mais sublimes peças de arquitetura, a respeito da denominação da nova Loja:

Em seu próprio timbre a Loja denota que Conquistar é vencer, Integrar é unir. Em nosso querido estado de Mato Grosso, o Portal da Amazônia, temos uma imensa região de riquezas e potenciais ainda pouco explorados, mas que, a cada dia, vão se tornando conhecidos pelo homem migrante em busca de trabalho em prol do desenvolvimento socioeconômico do país.

Assim sendo, esta parte do Brasil necessitava ser trazida ao convívio comum do povo, à posse e utilização integral da Pátria, pois, aqui se concentra o futuro celeiro do país.

O nome “Conquista e Integração” não representa uma instituição estática, mas um sistema evolutivo, que procura mais largo terreno e um maior número de adeptos para formar uma corrente universal de homens livres e de bons costumes, sem o que o mundo não será integrado dentro dos círculos da Igualdade, da Liberdade e da Fraternidade.

O próprio estandarte da Loja (aponta para o estandarte), com o triângulo branco geométrico perfeito e capaz de apontar qualquer direção, indica em seus vértices os três Pilares da Ordem: Igualdade, da Liberdade e da Fraternidade.

Identificamos no seu interior as três rodas dentadas nas cores verde, amarela e azul, que, além de representarem a combinação de forças para a produção e multiplicação de energia, representam a União ou Integração de esforços para vencer ou Conquistar todas as resistências.

Está agora sob a nossa responsabilidade atingir a meta de combater a ignorância em todas as modalidades, obedecer às leis da honra, praticar a justiça, amar ao próximo, trabalhar incessantemente pela felicidade do gênero humano e conseguir sua emancipação progressiva e pacífica.

Saibamos, então, queridos irmãos, bem defender nossa Instituição Maçônica, que tem por objetivo principal tornar feliz a humanidade, pelo amor, pela fraternidade, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela persistência, pela igualdade e pelo respeito a nossa Pátria”.

O atual Venerável Mestre da B∴A∴R∴L∴S∴ Conquista e Integração – n.º 08 é o valoroso Ir.: José Roberto Schmaltz, através do qual o Grão-Mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso presta justa homenagem ao conjunto da Loja, desejando que, inspirando-se na linda peça de arquitetura escrita pelo saudoso Ir.: João Antônio Neto, a Oficina possa continuar promovendo o triunfo da justiça e o bem-estar dos Irmãos, da pátria e da humanidade.

Gelson Menegatti Filho - Grão-Mestre

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 08:11