A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força – n.º 02 completa 121 anos de fundação

03/02/2021

Foi no dia 3 de fevereiro do ano de 1900, às 15h00, que 15 homens livres e de bons costumes reuniram-se na Câmara Municipal de São Luiz de Cáceres, à época com pouco mais de 14 mil habitantes, com o propósito de expandir a Maçonaria Mato-grossense, preenchendo a lacuna existente à época na região, que, até então, não contava com um espaço Maçônico. Assim, foi fundada e instalada, naquele dia, a Loja Maçônica União e Força, hoje A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força – n.º 02.

Eram eles os Irmãos João da Silva, escolhido como o Venerável Mestre interino, João Viegas Muniz (Primeiro Vigilante), Duarte Barros (Segundo Vigilante), Tertuliano Pacheco (Orador), Venâncio José da Silva (Secretário Interino), José Maria Granja (Tesoureiro) e João Baptista Minervini (Mestre de Cerimonias), além dos Irmãos Adolpho Jorge da Cunha, João Batista Corbelini, José Bernardino de Souza, Sebastião Bezerra, Manoel Alves Ribeiro, Vicente Pinto de Araújo, José Dulce e Victorio Manoel Deluqui.

A República do Brasil tinha sido proclamada havia pouco mais de mais de dez anos, e o território de Mato Grosso, à época governado por Antonio Pedro Alves de Barros, ia da divisa com São Paulo até a divisa com o estado do Amazonas, compreendendo o que hoje são os Estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Assinada por todos os Irmãos mencionados, a Ata de Fundação, cuja cópia aqui se reproduz, teve, curiosamente, sua exposição vedada ‘às vistas profanas’, conforme se verifica em sua parte final.

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, através de seu Grão-Mestrado, congratula os Irmãos da A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força – n.º 02, a segunda Loja mais antiga em atividade em nossa Potência Maçônica, não apenas pelo fato de a Oficina estar em franco funcionamento após 121 anos de sua fundação, mas, principalmente, por estar integrada, mantendo em seus quadros verdadeiros construtores sociais, os quais prestaram e prestam relevante papel na formação do homem, mantendo sempre um olhar caridoso e fraternal para a sociedade.

Que jamais se abatam as colunas desta tenda patriótica, levantadas há 121 anos através da determinação dos valorosos irmãos acima relacionados, cuja saga se reconhece e homenageia.

Parabéns à A∴R∴S∴B∴C∴L∴S∴ União e Força – n.º 02!

Gelson Menegatti Filho – Grão-Mestre

Josué Paulo Fernandes – Grão-Mestre Adjunto

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 14:58