GOEMT disciplina concessão de títulos de Distinção Maçônica

07/10/2020

O Grão-Mestre do GOEMT, Irm. Gelson Menegatti Filho, editou a Lei Complementar n. 017/2020, de 30 de setembro de 2020, que dá nova redação ao inciso 1o do § 1o e acrescenta os incisos IX a XI ao art. 144 da Lei Complementar n. 002/1998, que instituiu o Regulamento Geral do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

A finalidade da medida, segundo Gelson Menegatti, é disciplinar e estabelecer critérios mais claros à concessão de Títulos Distintivos a Oficinas jurisdicionadas ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. “A legislação anterior era de grande subjetividade no que concerne à concessão de títulos distintivos às Oficinas. Com a alteração, agora, ficam claramente definidos os critérios para tal concessão”, afirmou o Grão-Mestre.

De acordo com o inciso IX, acrescentado ao artigo 144 da LC 002/1998, às Oficinas que completarem 25 (vinte e cinco) anos de atividades ininterruptas conceder-se-á a distinção de B∴A∴ R∴ L∴ S∴. Já, de acordo com o inciso X, as que atingirem 50 (cinquenta) anos ininterruptos de atividades receberão a distinção de B∴C∴A∴R∴L∴S∴. Finalmente, conforme o inciso XI, será concedida, às Oficinas que completarem 100 (cem) anos de atividades ininterruptas, a distinção de B∴A∴R∴C∴L∴S∴.

Na segunda-feira, 5, o Grão-Mestre participou de Sessão da A∴R∴L∴S∴ Acácia de Várzea Grande, oportunidade em que entregou àquela Oficina, em reconhecimento aos seus 25 anos de atividades ininterruptas em prol da Maçonaria de Mato Grosso, o título de Benemérita, passando a Loja a distinguir-se pela referência de B∴A∴R∴L∴S∴. A sessão marcou o retorno daquela Oficina às atividades maçônicas.

No último dia 6, na sede do GOEMT, Gelson Menegatti, acompanhado de seu adjunto, Irm. Josué Paulo Fernandes, entregou ao Delegado da 6a Região Administrativa, Irm. Sérgio Fogliato, o Título Distintivo de ‘Benemérita’ à A∴ R∴ L∴ S∴ Acácia Colidense – n. 24, que, com a distinção outorgada, passa a se intitular B∴ A∴ R∴ L∴ S∴ Acácia Colidense.

Retorno às atividades - Ainda na segunda-feira, 5, sob o Malhete do Venerável Mestre Cristovam Marcelo de Figueiredo, uma Sessão Ritualística da B∴A∴R∴C∴L∴S∴ Acácia Cuiabana – n. 01, com a presença de 29 irmãos, marcou o retorno daquela Oficina às atividades maçônicas. Estiveram presentes o Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Irm. Josué Paulo Fernandes, que na oportunidade proferiu palestra, o Grão-Mestre de Honra Ademir Lúcio de Amorim e o Grande Secretário de Formação e Cultura Maçônica, Irm. Marcelo Diniz dos Santos. Segundo o Venerável Mestre, para a realização da sessão foram observadas todas as regras de segurança, como aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel, além do distanciamento entre os irmãos.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 26/04/2024 05:44