Grão-Mestre Gelson Menegatti prestigia sessão da PALM

28/09/2020

Com a presença do Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso – GOEMT, a Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica – PALM reuniu-se na última sexta-feira, 25, em sessões ordinária e extraordinária, para deliberar sobre diversas matérias.

Além da leitura e aprovação das atas das últimas sessões, o plenário da PALM aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei n.º 002/2020, do Poder Executivo, que visa revogar os artigos 109 a 125 do Regulamento Geral do GOEMT, dar nova redação ao inciso III do artigo 21, bem como alterar a redação do artigo 159, ambos do Regulamento Geral do GOEMT.

Foi discutido e aprovado, ainda, o Projeto de Lei n.º 003/2020, também de autoria do Poder Executivo, que acrescenta ao § 1o do artigo 144 os incisos V a VIII, bem como acresce, ao mesmo artigo, o § 6o.

A PALM deliberou e aprovou, ainda, o Projeto de Lei n.º 004/2020, que altera o artigo 144 do Regulamento Geral do GOEMT, dando nova redação ao inciso I do § 1o e acrescentando ao dispositivo os incisos IX a XI.

Foram aprovados, ainda, o Projeto de Lei n.º 005/2020, que trata do Orçamento do GOEMT para o ano de 2021, e o Projeto de Lei n.º 06/2020, que modifica artigos da Lei da Mútua, além do Parecer da COF-PALM-GOEMT relativo à Prestação de Contas referente ao ano de 2019.

Na abertura da sessão, o Grão-Mestre, Gelson Menegatti Filho, fez uma breve prestação de contas do período à frente do GOEMT, enumerando os avanços já obtidos por sua gestão, como a redução de 30% (trinta por cento) da Taxa de Cotização Administrativa, fator que redundou em benefício às Oficinas e aos próprios irmãos, e que se estenderá até o dia 31/12/2020. Menegatti citou, ainda, a criação e implantação da Sala de Estudos e Pesquisas Maçônicas ‘Irmão Hisahiro Kida’, que já conta com um acervo superior a 700 títulos maçônicos, além de inúmeras obras exotéricas, todos devidamente catalogados.

O Grão-Mestre citou, ainda, a implantação, na sede do GOEMT, de uma Usina Fotovoltaica que gerará energia suficiente para o seu funcionamento. Segundo Gelson Menegatti, já houve uma redução sensível nos gastos com a energia elétrica na sede do GOE-MT. “De um gasto com energia no início do ano em torno de R$ 9 mil, baixamos para aproximadamente R$ 4 mil. Agora, com a implantação da Usina Fotovoltaica, não apenas vamos zerar o consumo, como já estamos realizando estudos técnicos para fornecer a algumas Oficinas o excedente de energia elétrica”, disse.

Menegatti ainda citou o fim da discussão em torno da propriedade do terreno onde se acha situada a sede do GOEMT, cuja doação foi objeto de ação judicial proposta pelo Ministério Público Estadual. Após intensa negociação com o Ministério Público e com a Procuradoria-Geral do Estado – PGE, o Grão-Mestrado fechou, junto ao Governo Estadual, a aquisição da área onde está edificado o Palácio da Paz, para pagamento em 33 (trinta e três) anos.

Liderança. O Grão-Mestrado publicou o Ato n.º 1.802/2020, de 24 de Setembro de 2020, nomeando, para a função de Líder do Poder Executivo na Poderosa Assembleia Maçônica – PALM, o Ir∴ Wladimir Fransosi.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 17:19