Ao contrário do que muitos acreditam, a Maçonaria não é uma associação secreta.

01/06/2020

Ao contrário do que se acredita, a Maçonaria não é uma associação secreta, porquanto se trata de uma instituição civil legalmente constituída, de natureza fraterna e sem fins lucrativos, sendo atualmente conhecidos seus fins e objetivos, porque amplamente divulgados nos dicionários, enciclopédias, livros, sites oficiais e publicações históricas.

A Maçonaria busca o aperfeiçoamento de seus integrantes e, de consequência, a melhoria e o progresso da sociedade, sempre sob a bandeira da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.

LIBERDADE - do ser humano, no sentido individual ou coletivo, sejam instituições, raças ou nações, em todos os seus aspectos. Ou seja, liberdade de pensamento e de movimento.

IGUALDADE - de direitos e obrigações, quer no aspecto pessoal, quer no aspecto coletivo, sem distição alguma, que de religião, pocionamento sociopolítico ou nacionalidade.

FRATERNIDADE - entre todos os homens, de todos os povos e nações, porquanto todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos, obrigações e e em dignidade. Um alto espírito de fraternidade é o que inspira a Maçonaria.

 

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 10:47