SICOOB INTEGRAÇÃO: METAS MAIS OUSADAS PARA 2013

12/03/2013

O ano de 2012 foi muito bom para cooperativa. Todas as metas estabelecidas no planejamento estratégico foram superadas, com folga. A inspeção realizada pelo Banco Central do Brasil permitiu uma reorganização administrativa, adequando internamente ao modelo organizacional de governança considerado ideal para instituições financeiras. Segundo o presidente, Mauricio Lúcio Nantes, “agora é hora de focar o plano de expansão”. Com o objetivo de auxiliar nessa meta, a cooperativa buscou uma empresa de consultoria que apresentou novo conceito de crescimento, com base na Meta Crucialmente Importante (MCI). Com base nessas orientações, a diretoria já está preparando a instalação de uma agencia no bairro Pedra 90, inclusive negociando parceria de negócios com uma grande empresa do Estado, que pode proporcionar uma grande guinada de crescimento para a cooperativa. “O Sicoob será pioneiro nessa região, já que ali ainda não existe nenhum posto ou agencia bancária”, ressalta o presidente, afirmando que o projeto Pedra 90 será uma experiência de expansão que servira como laboratório, para abertura de novas unidades. O presidente informou que face aos relevantes resultados conquistados pela cooperativa, iniciou conversas para elaborar projeto visando mudar de categoria do Sicoob Integração, ou seja, passar do segmento atuação restrito a um pequeno nicho para cooperativa de livre admissão, bem como ampliar a área de atuação, hoje limitada à baixada Cuiabana . “Com isso, podemos abrir agência em qualquer parte dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que são áreas de abrangência da Central MT/MS. Seguimos a tendência do Sicoob Nacional de aumentar a presença geográfica e o nível de eficiência no Brasil”. O diretor de Operações do Sicoob Integração, Sadi Brustolin, destacou a performance da cooperativa, não especificamente em relação às sobras que registrou, mas pela evolução administrativa e mais profissionalismo dos colaboradores que receberam treinamentos e estão comprometidos com a instituição. Ele observou que os membros da Diretoria também receberam treinamentos visando o aperfeiçoamento de conhecimentos estratégicos em relação a área que atuam. “Estamos animados com o pleno crescimento e satisfeitos com o astral elevado da equipe”. Segundo Brustolin, há uma boa perspectiva de crescimento nos próximos três anos, com grande volume de negócios e de associados, inclusive, germinando em outras localidades da capital e do interior do Estado, focados na cultura cooperativista, proporcionando um atendimento diferenciado. “Estamos prontos para ajudar, dentro dos parâmetros das operações financeiras, proporcionando um ambiente de extrema confiabilidade”, afirmou. O superintendente de Negócios da cooperativa, Milton Jurandi, destacou a melhoria no atendimento aos cooperados, treinando a equipe e preparando-a para proporcionar a melhoria de satisfação dos cooperados. “Nesse ano vamos fazer pesquisas para medir o nível de satisfação junto aos associados. Temos um objetivo ousado de atingir, pelo menos, 70% de satisfação em relação ao nosso atendimento e prestação de serviços. A equipe está consciente e temos certeza de que vamos, cada vez mais, melhorar a qualidade de prestação de serviço e o nível de atendimento”. Milton Jurandi lembrou a importância das melhorias que estão sendo implantadas pela área de TI do Sicoob Confederação, proporcionando melhorias nas centrais de atendimento e mais segurança na utilização dos meios remotos. “Com isso, temos incentivado o uso da internet e da central de atendimento, facilitando o atendimento dos nossos cooperados. Para os cooperados quem vêm à agencia, treinamos nossos colaboradores para realizar o trabalho com maior agilidade, entretanto, sem perder a cordialidade no atendimento”. O caixa eletrônico ainda está restrito, temos apenas no shopping Center e o compartilhamento do banco 24 horas, mas com a expansão a tendência é que teremos na maioria das agencias. Com relação a utilização do sicoobnet, a internet do sicoob, o sistema está funcionando muito bem, com os associados realizando todas as funções de pagamento, transferência de recursos, pagamento de contas e outras funções, tudo com extrema segurança, só vindo à cooperativa para depósito ou tomar um café com o gerente de sua conta. O Plano de Negócios, implantado em 2011, está bem estruturado, com os resultados ocorrendo antes mesmo do esperado. “Com base no planejamento estratégico, tínhamos a expectativa de que a cooperativa começasse rodar muito bem a partir de cinco anos; no entanto, os objetivos foram realizados em 2012. Assim, fizemos uma correção de rota e realinhamos os objetivos, com um plano de expansão mais arrojado. Queremos emplacar 2013 como uma das melhores cooperativas do Sistema Sicoob MT/MS”.
Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 24/04/2024 19:00