GOEMT COMEMORA 40 ANOS COM REALIZAÇÃO DE GRANDES EVENTOS MAÇÔNICOS
15/10/2012
O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT) comemorou, no dia 12 de outubro de 2012, o 40º aniversário, com a realização de vários eventos de alta relevância e de suma importância para Maçonaria. Os eventos tiveram presença maciça de Veneráveis Mestres e secretários de Lojas, grandes secretários e irmãos da capital e do interior do Estado.
Às 08h00, o Grão-Mestre do GOEMT e presidente da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), irmão José Simioni, abriu a Convenção Estadual do GOEMT, com painel sobre a Formação do Homem Maçom e a Responsabilidade Social da Maçonaria. No período da tarde, foi realizado o Fórum Estadual do GOEMT, com a divulgação de 14 obras que serão apresentadas no Fórum Nacional da COMAB, no dia 23 de novembro de 2012, em Campinas (São Paulo).
À noite, foram comemorados os 40 anos do GOEMT, com a entrega de medalhas aos irmãos com 40 anos ou mais de Maçonaria, o lançamento do livro “Grande Oriente do Estado de Mato Grosso 1972-2012: 40 anos de história”, e a palestra sobre “Responsabilidade maçônica com a educação no Brasil”, proferida pelo irmão Antônio do Carmo Ferreira, Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco e secretário de Relações Institucionais da COMAB.
Na oportunidade, foi assinado um contrato de doação dos recursos, com a venda do livro, para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC). O autor da obra, irmão Antônio Horácio da Silva Neto, abriu mão dos direitos autorais em favor da AACC. “Isso é uma demonstração de que o maçom tem participado ativamente das ações sociais, com a realização de atos de grande valia e alto significado na vida das pessoas menos favorecidas”, disse o Grão-Mestre, irmão José Simioni. O irmão Antônio Horácio brindou todos comuma palestra sobre a sua obra.
Ao encerrar os eventos, o Soberano Grão-Mestre, irmão José Simioni, agradeceu a todos, em especial aos irmãos que não mediram esforços para a realização dos eventos que, sem dúvida, marcaram esse 12 de outubro de 2012 como ”uma da histórica” para a Maçonaria mato-grossense. Ele destacou a palestra do irmão Antônio do Carmo, firmando que o tema “Responsabilidade Maçônica com a Educação no Brasil” é um tema de alta relevância, partindo-se da informação de que o Brasil tem 19 milhões de analfabetos e 39 milhões de analfabetos funcionais.
O presidente da COMAB criticou a politica de estabelecimento de cotas para ingresso nas universidades brasileiras, afirmando que “com isso o governo vem fazendo nivelamento por baixo, resultando em um achatamento das nossas universidades”. Segundo o Grão-Mestre, a solução está na melhoria do ensino, que começa com a valorização dos professores, para que tenham formação e salário adequados. Sem isso, os professores estão partindo para o segundo emprego. A COMAB defende os direitos dos estudantes e dos professores como fatores fundamentais para a melhoria do ensino no país (Moises Portugal).