Encerramento do Segundo Congresso Mundial Virtual de Maçonaria

03/01/2018

“A inteligência é a capacidade de se adaptar às mudanças.”
(Stephen Hawking)

 

24 de Dezembro, 2017

Respeitáveis ​​e queridos Irmãos,

Um ano atrás, nesta mesma data, encerramos o Primeiro Congresso Mundial de Maçonaria e já olhando o futuro para projetar as bases do próximo desafio que agora concluímos. Teremos que começar já a pensar na terceira etapa deste projeto singular.

Começamos o Primeiro CMV em junho de 2016 com cerca de 9.000 Irmãos registrados e, hoje, concluímos com mais de 25.000, abrangendo um universo de 38 Grandes Potências, distribuídas em 19 dos 25 países que compõem a Confederação Maçônica Interamericana.

O trabalho, o esforço e a experiência de realizar um exercício desta magnitude, nunca antes promovido por qualquer organização maçônica do mundo, deixa resultados diversos e abre a porta para incógnitas que devem ser analisadas com a maior sinceridade e necessidades que devem ser cobertas com a maior responsabilidade.

Além das estatísticas e, exceto por alguns casos específicos, observa-se que, no momento, os resultados não são conclusivos para definir linhas de ação que refletem o pensamento da grande maioria dos maçons interamericanos.

Os problemas abordados não são fáceis ou de apenas uma resposta. Alguns, em relação à nova visão que é procurada para a Ordem no atual contexto universal; outros, procurando conhecer melhor o mundo das organizações liberais que estão crescendo, independentemente do que a Maçonaria tradicional oferece; e ainda outros, tentando entender a estrutura de um modelo institucional, seus diferentes componentes e como propostas inovadoras poderiam ser introduzidas para maximizar as chances de sucesso dentro de um processo de renovação institucional.


Finalmente, como parte do segundo exercício, foi feita uma tentativa de analisar mais detalhadamente aspectos relacionados à construção de redes colaborativas na Maçonaria Interamericana, como parte de um dos resultados concretos do Primeiro CMV.

Entre as incógnitas que exigem respostas urgentes e claras, estão as seguintes:

1) Depois da celebração mundial dos 300 anos, o que vem depois? Até agora, nenhuma Grande Potência no mundo ensaiou uma resposta.

2) Com o modelo institucional atual, como podemos reverter as estatísticas decrescentes observadas na maioria dos países onde a Maçonaria é praticada?

3) Estudos recentes mostram que, pelo menos, 60% do abandono dos Irmãos é devido à falta de motivação. Como otimizar a aplicação de fatores relacionados a esse aspecto essencial?   

4) Em vista do acima, qual deveria ser o propósito da Maçonaria do século XXI?

5) O que poderia ser uma proposição de valor convergente que podemos oferecer ao profano que queremos iniciar?

6) Como efetivamente cumprir um dos principais objetivos da Maçonaria interamericana confederada, que é a defesa da liberdade, dos direitos humanos, da justiça, da verdade, da manutenção da paz, da solidariedade, da proteção do meio ambiente e a mais sincera colaboração entre os povos da América e o resto do mundo?

Entre as necessidades que devem ser cobertas:

1) A necessidade de migrar de um conceito criado há mais de 300 anos (Maçonaria Especulativa) para um conceito moderno (Maçonaria Executiva) que reflete força, vigor e uma dinâmica diferente, de maior agilidade e flexibilidade em seus processos internos. Isso se torna parte de um processo de renovação institucional que garante uma maior taxa de permanência daqueles que entram na Ordem, superando os paradigmas do passado e buscando os melhores mecanismos para motivar os Irmãos e enfrentar os desafios do futuro.

2) A necessidade de continuar -agora mais do que nunca- o desenvolvimento de um sistema de integração, participação e colaboração ao nível continental, só sendo possível através das novas tecnologias da informação. Pelo que foi visto, a Maçonaria Interamericana ainda não é capaz de participar ativamente e efetivamente através de plataformas virtuais e a CMI é a única organização que tem a estrutura para realizar um projeto de tal magnitude e ainda ter sucesso.

3) A necessidade de recorrer a sistemas de colaboração em massa para encontrar respostas e resolver problemas de diferentes tipos. A Maçonaria Interamericana deve entender que esses novos sistemas de colaboração são ferramentas essenciais para incorporar toda a base institucional e permitir uma participação mais direta, o que, por sua vez, despertará o sentimento de pertencer e aumentará a possibilidade de encontrar melhores respostas a todos os problemas que confronta a Ordem. Muitas das maiores organizações do mundo já estão fazendo isso.

4) A necessidade de compreender o problema sério que enfrentamos e desenvolver um quadro institucional comum para trabalhar em uma solução comum. Isso só será possível se abrirmos nossa janela mental e analisarmos o que está acontecendo além de nossos templos para estudar nossos problemas partindo de uma perspectiva mais ampla, fazendo uso da fabulosa riqueza literária que existe em disciplinas que estão fora da esfera maçônica.

5) A necessidade de colocar mais ênfase nas ações estratégicas do que nos planos estratégicos.

6) A necessidade, em suma, de assumir nossa responsabilidade histórica e tomar nossas próprias decisões de acordo com a nossa própria realidade, sem esperar que as soluções venham de fora.

Estes são apenas alguns aspectos que devem ser abordados por todos nós que fazemos parte das Grandes Potências da CMI. Eles vão muito além dos temas (regularidade, reconhecimento, landmarks, rituais, tradições, símbolos, etc.) que atualmente ocupam nossa atenção e, embora sejam essenciais para a identidade e o funcionamento da nossa Ordem, agora devem ser analisados ​​no contexto de um mundo globalizado altamente orientado para o campo da ciência e da tecnologia, se não quisermos cair perigosamente em níveis cada vez mais baixos de influência social.

As questões que agora temos que lidar têm a ver com a própria estrutura de nossa instituição e com a necessidade urgente de encontrar a melhor maneira de reinventar o modelo institucional para superar as fraquezas que hoje sofremos e que são comuns a muitas organizações humanas que não souberam se renovar no tempo.

Minhas últimas palavras não podiam ser diferentes das ditas há um ano atrás.

Em nome da equipe de trabalho do CMV e o meu próprio, o nosso mais profundo agradecimento aos Irmãos que acreditaram neste projeto e que deram o seu tempo e atenção a essa nobre causa.

Aqueles que ainda não tenham participado, convidamos a fazê-lo nas próximas etapas. A inovação é essencial para a sobrevivência de uma organização em um mundo cada vez mais competitivo e estes sistemas de participação e colaboração são essenciais para atingir um maior dinamismo e maior integração de todos os maçons interamericanos. E depende de cada um obter o benefício final para si e para sua própria comunidade.

Nosso desejo é que juntos possamos continuar a construir esta grande corrente e procurar as melhores formas de fortalecer a nossa Ordem e mostrar ao resto do mundo os resultados de um trabalho efetivo e propositivo em perfeita harmonia com os ideais dos homens visionários que deram forma à organização maçônica maior e melhor estruturada do mundo e em linha direta com o que significa... Pensar diferente.

Para todos nossos Irmãos e suas famílias, feliz Natal e próspero Ano Novo.

Fraternalmente,

Rudy Barbosa Levy
Secretario Ejecutivo
Confederación Masónica Interamericana

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/04/2024 05:02