Que o mundo mudou, e que, após a Pandemia da Covid-19, estaremos diante de uma espécie de ‘novo normal’, ou seja, uma sociedade absolutamente reconfigurada, disso todos nós sabemos. Precisamos, agora, nos unir, traçar metas, discutir desafios e caminhos da Maçonaria nesse novo cenário mundial. Precisamos e vamos sair dessa ‘batalha’ melhores, mais fortes e mais unidos do que entramos.
Desde que se teve notícias acerca da Pandemia do novo Coronavírus, o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, assim como outras Potências Maçônicas, suspendeu imediatamente as sessões das Oficinas. A partir de então, a comunicação entre os maçons passou a ser feita através de aplicativos e ferramentas de teleconferência. Reuniões e Palestras vêm sendo feitas por meio desses sistemas inovadores, via de regra, nos dias e horários em que ocorreriam suas sessões presenciais.
Não obstante essa importante iniciativa dos irmãos, uma preocupação maiúscula do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, entre tantas outras, tem sido, precipuamente, em relação aos nossos Aprendizes e Companheiros, que tiveram, com a suspensão de nossas atividades, interrompida sua caminhada na busca do progresso e do desenvolvimento intelectual que a Ordem Maçônica lhes proporciona.
Somos sabedores de que, antes desse triste evento, inúmeras Oficinas já preparavam suas Elevações e Exaltações, assim como Iniciações de profanos em nossa Ordem. Esse processo, infelizmente, foi suspenso, sem prazo determinado, frustrando a todos, indistintamente, mas, principalmente, àqueles que se preparavam para a subida de mais um degrau na vida maçônica.
E foi justamente pensando nisso que o Grão-mestrado do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, através do Ato n.º 1797/2020, publicado no dia 30 de julho último, implantou o ‘Plano de Desenvolvimento de Aprendizes e Companheiros – PDAC, normativa por meio da qual fica autorizada a realização de Instruções dos Rituais/Ritos e de Trabalhos visando a Elevação de Grau de Aprendizes e Companheiros.
Nós, que fazemos o Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, entendemos que a formação e o desenvolvimento, assim como as aspirações de Aprendizes e Companheiros no que concerne ao aumento de salário, não poderiam ficar a mercê da Pandemia, até porque ainda não se sabe até quando perdurará o problema.
Mas, é bem verdade, também, que a Maçonaria não pode parar. Com esse espírito, o GOEMT promove, no período de 17 a 22 de Agosto de 2020, a ‘Semana do Maçom’. O evento, que será transmitido pelo aplicativo Zoom, sempre a partir das 20h00, constituir-se-á de palestras que abrangerão todos os Ritos praticados no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, quais sejam, o Rito Escocês Antigo e Aceito, o Rito Escocês Retificado, o Rito de York, o Rito Schröder, o Rito Adonhiramita e, por fim, o Rito Brasileiro.
Participe! Dissemine entre os irmãos, principalmente, Aprendizes e Companheiros, a chama do conhecimento, a fim de que continuemos, juntos, fazendo progresso na Maçonaria!