GOEMT será parceiro no programa Muxirum da Alfabetização

17/01/2018

O Soberano Grão-mestre do GOEMT, Ademir Lúcio de Amorim, recebeu a visita, no último dia 11 de janeiro, do professor Abilio Camilo Fernandes Neto, um dos coordenadores do projeto Muxirum pela Alfabetização, desenvolvido pela SEDUC - Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer.

Na ocasião, o professor Abilio apresentou os detalhes do projeto, que tem por objetivo dar "dignidade a quem a vida não deu a oportunidade de entrar no mundo das letras".

A meta do programa, até dezembro de 2018, é atender 11.200 pessoas, com 15 anos ou mais, que não tiveram acesso à escola no momento ideal de suas vidas. Na primeira etapa, iniciada em maio de 2017, foram 4.679 alfabetizandos matriculados. Agora o programa será estendido para atingir um total de 20 municípios.

O CURSO - utilizando modernos instrumentos de gestão (sistema informatizado via web), metodologias reconhecidas (combinação das metodologias de Paulo Freire e Emilia Ferrero), além de materiais pedagógicos, logística e, principalmente, com parceiros nas localidades atendidas, o curso é realizado no período de 6 meses, com 2 horas e 30 minutos de aula durante 4 dias da semana, totalizando 270 horas.

OS PARCEIROS - o termo de adesão ao programa, na condição de Parceiro, prevê a responsabilidade pela mobilização da comunidade, seleção de alfabetizadores, indicação de coordenadores locais, cessão de espaço para as aulas (se for o caso), apoio e acompanhamento das turmas e, o mais importante, a busca pelo público alvo, isto é, as pessoas analfabetas com 15 anos ou mais!

O Grão-mestre Ademir já sinalizou que o GOEMT será parceiro nesse projeto, com o compromisso de envolver as Lojas Jurisdicionadas presentes naqueles município que serão atendidos pelo programa: Nova Mutum, Sorriso, e Várzea Grande.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 25/04/2024 10:04