Entrevista Especial: Ir.·. Manoel Rodolfo de Carvalho

25/09/2017

Nosso entrevistado é o Ir.·. Manoel Rodolfo de Carvalho, iniciado na A.·.R.·.L.·.S.·. Estrela da Barra “Antonio Florindo” nº 11 em 06/05/1995, do Oriente de Barra do Bugres, sendo que atualmente o Irmão ocupa o cargo de Venerável Mestre desta Oficina.

Formado em Medicina Veterinária, o Irmão Manoel também exerce o ofício de escritor, tendo escrito o romance “No Coração do Brasil”, que deve ser lançado ao público até o final do ano.

Para sabermos um pouco mais sobre a obra a ser lançada, nós conversamos com ele ao telefone e por e-mail:

Irmão Manoel, sobre o que trata a obra “No Coração do Brasil”, que será lançada em breve?

No Coração do Brasil” conta a saga de Vasco Rudolf Heimtal, um brasileiro filho de imigrantes europeus, pai alemão e mãe portuguesa. Passa a infância e parte da juventude em Londrina, nos tempos áureos do café.

Em 1950, com vinte e três anos de idade, migra para Cuiabá. Ele sai de Londrina para Corumbá no lombo de burro. Para fazer a travessia do pantanal viaja em chalana. O jovem fica deslumbrado com as belezas naturais que encontra naquele pedaço selvagem do Brasil.

No caminho, conhece Mariana, a mulher de sua vida. Ela é enfermeira e noiva de Olavo, um médico filho de uma tradicional e poderosa família cuiabana. Forma-se um perigoso triângulo amoroso.

Em paralelo, corre a história política e econômica do país, os anos dourados com a construção de Brasília, os anos de chumbo com a ditadura militar e o sofrido e caro reaprendizado da democracia até os dias de hoje.

Embora seja uma obra de entretenimento, ela é educativa, abrangendo problemas sociais, políticos, cultural e ambiental. O eminente professor José Camelo Ponte da PUC de São Paulo, foi o corretor da obra e ele a classificou de paradidática pela riqueza de detalhes históricos e da fauna e flora.

Qual foi sua inspiração para escrever esse romance?

Inspirei-me em parte na história dos meus avós, que vieram da Europa no início do século passado e nas histórias que ouvia nas fazendas. Sempre gostei de conversar com pessoas mais velhas e ouvi-las.

Já tem uma previsão para o lançamento da obra?

Provavelmente em novembro!

Como você concilia a profissão de médico veterinário com a atividade de escritor?

Sou veterinário autônomo e atendo grandes animais nas fazendas. Escrevo à noite e nos finais de semana, mas aproveito quando estou dirigindo pelas estradas de terra do sertão, para pensar na história e nos personagens, nesta hora, escrevo mentalmente e quando chego em casa passo para o computador.

Você tem planos para algum outro livro?

Sim! Tenho outro livro pronto para ser lançado provavelmente no primeiro semestre do ano que vem. Ele segue outra linha. Romanceei a evolução da espécie humana, desde o primeiro primata bípede até os dias de hoje. Nesta obra faço o leitor refletir sobre o futuro da espécie humana e sobre a sustentabilidade de nosso exaurido planeta. O título desta obra é uma pergunta: “Para Onde Vamos?”.

 

Assessoria de Comunicação.

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 24/04/2024 03:25