Sessão de Banquete Maçônico celebra o Dia do Maçom em 2017

16/08/2017

Uma noite memorável!

Esta é uma das definições cabíveis à Sessão de Banquete Maçônico realizada no dia 14/08/2017, no Salão Nobre do Palácio da Paz (sede do GOEMT - Grande Oriente do Estado de Mato Grosso), em alusão ao Dia do Maçom.

Contando com a participação de quase 400 obreiros, a Sessão transcorreu de forma harmoniosa, com muita alegria e descontração. A confraternização entre os irmãos, vindos de todas as 25 Lojas Jurisdicionadas da 1ª Região do GOEMT, restou evidente.

Noite começa com homenagem - A noite teve início com o descerramento, na Galeria de Grãos-Mestres de Honra, da foto do Grão-Mestre de Honra Osvaldo Sobrinho, que comandou o GOEMT no triênio 2013/2016, e do seu Adjunto, o agora Sob.·. Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim. Para o homenageado o ato foi realmente especial, pois contou com a participação de seu filho, o Ir.·. Niuan Ribeiro Roberto, que proferiu singelas palavras em homenagem ao pai; foi um momento de pura emoção!

Maçonaria mato-grossense unida - A composição do Oriente demonstrou a força e a união da maçonaria mato-grossense, pois ali tomaram assento os representantes das três Potências Maçônicas Regulares de nosso país: Ademir Lúcio de Amorim (Grão-Mestre do GOEMT); Floriano Imada (Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT - Grande Oriente do Brasil Mato Grosso), que representou o Grão-Mestre Antonio Francisco dos Passos; e Afonso Henrique de Oliveira (Grão-Mestre Adjunto da GLEMT - Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso), que representou o Grão-Mestre Geraldo Macedo.

Ladearam tais autoridades os Grãos-Mestres de Honra do GOEMT Ananias Vieira da Silva, José Ferreira Leite, José Simione e Osvaldo Sobrinho, o Grão-Mestre Adjunto de Honra Ivo Cuiabano Scaff, além de outras autoridades maçônicas: juízes, deputados, representantes de corpos filosóficos, Veneráveis Mestres das Lojas da 1ª Região do GOEMT e Mestres Instalados.

Brindes ritualísticos - Nos termos do Ritual de Sessões Especiais do GOEMT, que foi como a Loja Especial trabalhou na ocasião, foram realizados sete brindes ritualísticos: ao Chefe da Nação Brasileira; ao Grande Oriente do Estado de Mato Grosso; ao Soberano Grão-mestre e sua família; aos Veneráveis Mestre das Lojas da Obediência e seus familiares; às Potências Maçônicas co-irmãs e seus obreiros; às Lojas jurisdicionadas e seus Obreiros; e, aos membros mais modernos das Lojas jurisdicionadas e aos Maçons espalhados pela superfície da Terra. Durante os brindes, fizeram o uso da palavra para agradecimentos o Sob.·. Ir.·. Ademir Lúcio de Amorim, o Grão-Mestre de Honra do GOEMT Osvaldo Sobrinho; o Grão-Mestre Adjunto da GLEMT Afonso Henrique de Oliveira; o Grão-Mestre Adjunto do GOB-MT Floriano Imada; o Ven.·. Ir.·. Joaquim Curvo de Arruda; e, o Ven.·. Ir.·. Rodrigo Verão. Todos, de certa forma, ressaltaram a fraternidade que, em nosso estado de Mato Grosso, sempre reinou no relacionamento entre os irmãos das três obediências, fraternidade essa inabalável, mesmo em momentos considerados conturbados, demonstrando que a nossa união é nossa força.

O Sob.·. Grão-Mestre Ademir ressaltou, ainda, os recentes e enormes avanços que o GOEMT obteve no campo do reconhecimento internacional de nossa obediência, destacando a regularidade maçônica com a qual conduzimos os nossos trabalhos e agradecendo aos Grãos-Mestres que o antecederam e que criaram as condições ideais para tal sucesso!

O Ir.·. Rodrigo Verão lembrou a necessidade de nós, maçons, sermos exemplos para a nossa sociedade, pautando as nossas ações pela ética e pela honradez, como verdadeira salvaguarda de valores que não podem se perder no tempo.

Por fim, vale destacar o lauto e delicioso jantar que foi oferecido a todos os presentes; um cardápio variado e um serviço impecável, que foi executado pelos obreiros da BARCLS Acácia Cuiabana nº 1, sob o comando do Mestre de Banquetes, o V.·.M.·. Joaquim Curvo de Arruda.

Nossos agradecimentos especiais a esses laboriosos irmãos que nos proporcionaram o alimento para o corpo, compatível com o alimento para a alma recebido por tão fortalecida egrégora que reinou nesta Sessão de Banquete Maçônico.

AS FOTOS DO EVENTO ESTÃO DISPONÍVEIS NO MENU "FOTOS>2017>Eventos"

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 12:27