Com Sessão na capital, GOEMT finaliza os trabalhos de Nivelamento do R∴E∴A∴A∴

23/11/2023

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso realizou, no último sábado, 18/11, no Templo Nobre “Eminente Grão-Mestre de Honra Ir∴ Nilson Constantino”, localizado no Palácio da Paz, sede da Potência, a Sessão de Nivelamento do Rito Escocês Antigo e Aceito, evento direcionado aos Veneráveis Mestres, Vigilantes. Oradores, Secretários e Mestres de Cerimônias, atuais e eleitos. Foi a última da série, que alcançou as 14 Regiões Administrativas do estado, e que buscou padronizar e nivelar os procedimentos em Sessões de Lojas do Rito.

A Sessão foi conduzida pelo Soberano Grão-Mestre, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, auxiliado pelo Grande Secretário de Liturgia e Ritualística do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, bem como pelo Grande Secretário Adjunto de Liturgia e Ritualística para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Ir∴ Joaquim Curvo de Arruda, assim como pelo Ir∴ M. I. Alessandro Ferreira da Silva, Obreiro da B∴C∴A∴R∴L∴S Conquista e Integração n. 8, que ministrou orientações sobre a condução, em Loja, do Pavilhão Nacional.

Estavam presentes ao evento, entre outras autoridades maçônicas, o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto e Grão-Mestre eleito do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, e o Delegado Adjunto da Primeira Região Administrativa do GOEMT, Ir∴ Carlos Cesar Apoitia.

Os trabalhos de Nivelamento foram realizados de forma comentada em Sessão Maçônica nos Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre, sendo ministradas orientações inerentes à ritualística descrita nos Rituais dos três Graus Simbólicos, postura maçônica dos irmãos no Átrio, procedimentos realizados na Sala dos Passos Perdidos, organização do cortejo e posicionamento dos irmãos no Átrio para adentrar ao Templo e iniciar os trabalhos.

Para o Grande Secretário de Liturgia e Ritualística do GOEMT, Ir∴ Marcelo Diniz dos Santos, Obreiro da B∴A∴R∴C∴L∴S∴, “foi uma reunião proveitosa, com a oportunidade de sanar dúvidas e padronizar os procedimentos ritualísticos do R∴E∴A∴A∴, para que, assim, possamos alcançar, da melhor maneira possível, além do pretendido nivelamento ritualístico, uma perfeita condução e manutenção da egrégora em nossas Sessões”.

Segundo o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto do GOEMT, Ir∴ Josué Paulo Fernandes, “o programa de Sessões de Nivelamento do REAA, tanto no interior do estado como na Capital, alcançou plenamente seus objetivos, na medida em que dúvidas foram sanadas e nos aproximamos daquilo que consideramos o ideal em termos de padronização e nivelamento do Rito em nossas Lojas”, concluiu o Grão-Mestre Adjunto, afirmando que essa ação terá continuidade em sua gestão, inclusive, voltada também para os demais Ritos.

Ao finalizar os trabalhos da Sessão de Nivelamento, o Soberano Grão-Mestre do GOEMT, Ir∴ Gelson Menegatti Filho, após agradecer aos Veneráveis Mestres, com os quais compartilhou o sucesso dos trabalhos até aqui desenvolvidos, desejou sucesso aos Veneráveis Mestres eleitos, que dirigirão os trabalhos no próximo ano maçônico, concitando-os a um esforço conjunto em prol do desenvolvimento das Oficinas e do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso.

(ASCOM/GOEMT)

Grande Oriente do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 05:07